Compartilhe

quinta-feira, 30 de maio de 2013

FESTIVAL DE MÚSICA DE PINHEIRO PRESTA HOMENAGEM A COXINHO



Célebre cantador de boi, Coxinho será o homenageado no Fesmap 2013
A Fundação Cultural Pinheirense (FCP) mantém abertas até 30 de junho as inscrições para a 24ª edição do Festival de Música de Pinheiro (Fesmap), que acontecerá no segundo semestre deste ano, com o tema: "Canta meu Nordeste, Tributo a Coxinho”.

Durante 23 anos, o Fesmap tem revelado novos talentos, abrindo espaço para músicos iniciantes, valorizando profissionais já conhecidos no mercado e reconhecendo grandes intérpretes. Na edição de 2013, a organização do festival abriu inscrições para artistas da região Nordeste, devido à grande procura e abrangência do evento.

“Em função da importância do festival e de seu fortalecimento, percebemos que artistas de outros estados mostravam interesse em participar, por isso resolvemos regionalizá-lo”, destaca Valdomiro Magno Soares, coordenador do Fesmap.

Oficinas

Como parte do Fesmap, desde o ano passado a FCP realiza oficinas de música, canto, percussão, artesanato, artes plásticas e capoeira,  durante os dias do evento, nas escolas públicas. Segundo Valdomiro Soares, as oficinas são uma forma de envolver os jovens pinheirenses no processo cultural da cidade.

Além das oficinas, a FCP realiza concurso de redação com o tema relacionado ao festival. Os autores das vinte melhores redações recebem violões na premiação e seis meses de aulas gratuitas em escola local.

O regulamento do Fesmap 2013 já está disponível no site da Fundação Cultural Pinheirense (www.fesmapfcp.com.br). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no próprio site até o dia 30 de junho. Mais informações sobre o festival pelos telefones (98) 8813-5998 / 8163-9260 ou pelo e-mail fesmap@hotmail.com

Festival

O Fesmap  surgiu em 1980, com o intuito de  promover intercâmbio cultural entre os artistas pinheirenses. Porém, mesmo com pouca estrutura e apoio, houve um crescimento significativo, tornando-o em pouco tempo um evento estadual.

Todos os anos o festival é realizado no centro da cidade de Pinheiro e envolve cantores, compositores, arranjadores e instrumentistas de diversas regiões do estado. A organização do Festival premia os três melhores colocados e o melhor intérprete.

A comissão julgadora será formada por nove personalidades maranhenses das áreas da música, literatura, jornalismo e artes em geral. O júri técnico realizará o trabalho de análise das composições nos critérios letra, melodia, arranjo, harmonia e interpretação.

A Fundação Cultural Pinheirense colocará à disposição dos participantes uma banda para ensaios duas semanas antes do festival para apoiar os inscritos com dificuldade de logística no transporte de seus músicos.

Homenagem a Coxinho

Durante os 23  anos de sua realização,  o Fesmap homenageou diversos artistas maranhenses. Este ano é a vez do cantador Coxinho, ou Bartolomeu dos Santos, considerado um dos nomes mais expressivos da cultura popular do Maranhão.

Natural da Baixada Maranhense, Coxinho nasceu em 24 de agosto de 1910, no lugarejo Fazenda Nova, nas proximidades de Lapela, um dos maiores redutos de afrodescendentes no município de Vitória do Mearim.

Por mais de 30 anos dedicou sua vida ao Boi de Pindaré, que fundou, juntamente com João Câncio, em 1960. Mas a paixão pela maior manifestação popular do Maranhão nasceu antes disso, quando começou a cantar no Boi de Viana, do Caratatiua.

Coxinho morreu em 1991, ainda como amo principal do Boi de Pindaré, aos 81 anos, considerado uma das maiores vozes do bumba-meu-boi no sotaque de pandeirão.

Serviço

Fesmap Ano 24 Canta meu Nordeste, “Tributo a Coxinho” Inscrições gratuitas: até 30 de junho pelo site www.fesmapfcp.com.br

Mais Informações:  fesmap@hotmail.com ou pelos telefones: (98) 8813-5998 / 8163-9260

Nenhum comentário: