Compartilhe

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ESTUDANTES DA UFMA GANHAM REFORÇO NA OCUPAÇÃO DA REITORIA

Ninguém entra e ninguém sai. Com os portões fechados, a reitoria da UFMA segue ocupada por um grupo de lideranças estudantis, à espera de uma negociação com o reitor Natalino Salgado.

Durante a tarde de hoje (quarta), o grupo de ocupantes recebeu a solidariedade de outros estudantes de diversos cursos, que se aglomeraram no pátio em frente ao prédio ocupado.


A ocupação iniciou ontem 7 à tarde, após uma assembléia geral dos estudantes, que decidiu entregar uma pauta de reivindicações ao reitor.


Segundo a estudante de Direito Daiana Coelho, uma das coordenadoras da ocupação, os estudantes dirigiram-se à reitoria mas não foram recebidos por Salgado. “Encontramos a reitoria fechada e vigiada por guardas armados. Então a assembléia decidiu permanecer no local até que o reitor recebesse os alunos e a pauta de reivindicações”, informou.


A ocupação é coordenada pelo DCE e Anel (Assembléia Nacional dos Estudantes Livres), com apoio do coletivo Contraponto, coletivo Vamos à Luta e vários centros acadêmicos (Cas).


A reitoria da UFMA emitiu nota classificando a ocupação como um “desrespeito à comunidade acadêmica” e “um ato abusivo contra o patrimônio público.” O texto da reitoria também critica a associação de professores (Apruma). “O que temos observado é um DCE ideológico, partidário e vinculado à Apruma, cujo objetivo tem sido o de desmoralizar a atual gestão para garantir votos na próxima eleição”, diz o texto da reitoria.


REIVINDICAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS


A pauta de reivindicações prioriza a assistência estudantil, especialmente a Casa dos Estudantes e ampliação do Restaurante Universitário (RU). A mobilização solicita ainda a contratação de professores e melhores instalações nos centros da UFMA.


Coordenadora da Anel, Daiana Coelho disse que as entidades estudantis já oficaram à UFMA socilitando à reitoria o recebimento da pauta de reivindicações.


Os estudantes pretendem manter a ocupação até que as negociações sejam iniciadas, após o reitor receber a pauta.

Nenhum comentário: