Compartilhe

terça-feira, 28 de maio de 2013

A DESTRAMBELHADA DO BOLSA FAMÍLIA

por Luis Henrique Sousa *

A boataria sobre abono ou suspensão do Bolsa Família que tomou conta do país revelou a pulsação da população que dele se utiliza. Mesmo a destrambelhada que reclama que não dá para comprar a calça jeans da filha (essa calça deve ser de grife), estava lá na fila da CAIXA. 

O Bolsa Família dos governos Lula-Dilma, o maior programa de transferência de renda que se tem notícia no mundo, um produto Made in Brazil de exportação (a ONU recomenda a sua adoção em países pobres) sempre provocou controvérsias, apoio efetivo só do povo que dele precisa. Qualquer que tenha sido o propósito do criador do boato atirou no que viu e acertou no que não viu.

As suspeitas imediatas é que o boato tenha partido dos opositores do programa, que necessariamente não estão restritos só aos tucanos, adversários históricos, episódio que serviu inclusive para a população dar um recado a eles: sem Bolsa Família não dá.

Além do tucanato, tem muita gente por aí que é contra o programa. Boa parte de nossa classe média, indignada por precisar pagar mais caro pela prestação de serviços dos desempregados. Não é por qualquer mixaria que o sujeito faz seus biscaites.

Na pior das hipóteses o cidadão ou cidadã tem o Bolsa todo mês; de intelectuais respeitáveis, que acusam de ser um mecanismo clientelista; opõem-se também economistas conservadores, que pregam ausência do Estado para iniciativas como esta e parte significativa do mundo acadêmico, que se debruça para entender, defender ou atacar o programa em teses e mais teses.

O episódio e a confusão da semana passada nos fazem refletir sobre o programa. Ele está aí na paisagem e nós quase não nos apercebemos de sua importância. Revelou principalmente o óbvio, onde ele é particularmente mais sensível, e como não poderia deixar de ser, o desespero aconteceu nas regiões mais pobres do país, o norte e nordeste, envolvendo 12 estados brasileiros, somente um da região sudeste, o Rio de Janeiro, onde também se registrou tumulto em agencias bancárias.

Só no Maranhão (maior cliente no país do Bolsa), cerca da metade da população do estado (6,5 milhões) recebe o Bolsa Família, são 791.449 famílias, equivale a 3,2 milhões de pessoas, em 100% dos municípios maranhenses, injetando mensalmente R$ 75,5 milhões de reais na economia.

Nos estados nordestinos o Bolsa Família deixou de ser apenas um mecanismo de atenuar a pobreza absoluta, passou a ser também um indutor no desenvolvimento econômico.

No Brasil, 13,8 milhões de famílias são atendidas e 1,6 bilhões de reais anualmente aplicados, que ao lado dos recursos da Previdência, leia-se dinheiro dos velhinhos aposentados, 21,2 bilhões de reais, movimentam a economia dos pobres municípios brasileiros e principalmente dos maranhenses.

É mais dinheiro que o FPM das prefeituras. Com a diferença que o FPM e outras fontes de recursos municipais, como SUS, Merenda Escolar e FUNDEB, não raramente, param nas contas pessoais dos gestores e são responsáveis por algumas fortunas de prefeitos, ex-prefeitos e agiotas.

O Bolsa não. É dinheiro direto na veia do pobre. Não por acaso os indicadores de pobreza do país medidos pelo GINI sofreram uma drástica redução nos dez anos de existência do programa, de 0,609 nos anos 90, para os atuais 0,519.

Pode até complementar os trezentos reais da calça jeans da filha de algumas destrambelhadas, da prestação da TV HD e do celular de tantos outros, mas, na maioria das vezes, ajuda a botar comida na mesa de quem antes tinha poucas alternativas. Pensando bem, até a calça jeans da filha da destrambelhada vira consumo.

* Jornalista e Assessor Parlamentar

(Fonte: MDS – Ministério de Desenvolvimento Social)                            

(Fonte: FGV/Ministério da Fazenda)

2 comentários:

Lubekovisk Mentirovisk disse...

Ê RAPÁ!

POR QUE QUE O AUTOR DESSE TEXTO NÃO FALA DOS ALOPRADOS DO PT? FALA SÓ DA DESTAMBELAHDA DO BOLSA VOTOS?


KKKKKKKKKKKK

AHHH ESSE CARA NÃO É AQUELE QUE DEU CHEQUES SEM FUNDOS PARA A OPONDOOR?

Lula Kamaleão disse...

Na pior das hipóteses o cidadão ou cidadã tem o Bolsa todo mês; de intelectuais respeitáveis, que acusam de ser um mecanismo clientelista; opõem-se também economistas conservadores, que pregam ausência do Estado para iniciativas como esta e parte significativa do mundo acadêmico, que se debruça para entender, defender ou atacar o programa em teses e mais teses.


Ê RAPÁ! TÚ NÃO TEM MEMÓRIA OU LHE FALTA VERGONHA? VOCÊ NÃO LEMBRA QUE LULA ERA CONTRA O BOLSA FAMÍLIA?
VÊ ESSE VÍDEO AI DO SAPO BARBUDO

http://joselitomuller.wordpress.com/2013/05/22/policia-federal-descobre-origem-do-boato-sobre-o-fim-do-bolsa-familia/

A Polícia Federal publicou nota na manhã de hoje afirmando ter descoberto a origem dos boatos sobre o fim do Bolsa Família.
Diferentemente do que se acreditava, a farsa não partiu de nenhuma agremiação que faz oposição ao governo, já que as mesmas, segundo a própria PF, não tem competência nem pra espalhar mentiras.
Segundo a conclusão apresentada no relatório do inquérito, “ocorreu um grande mal entendido, pois algumas pessoas tiveram acesso a um vídeo da campanha eleitoral de 2002, no qual o ex-presidente Lula critica a política assistencialista dos governos. Algumas pessoas desinformadas pensaram que o vídeo era recente, e acharam que Lula ia mandar acabar com o bolsa família”.