Compartilhe

quarta-feira, 8 de maio de 2013

2014: PALANQUES NACIONAIS VÃO REFLETIR NO MARANHÃO



Dilma com Flavio Dino, em comício na Deodoro, na eleição de 2008. Em 2014 o PT deve ir com Sarney.
Já estão bem adiantadas as negociações para a formação dos palanques estaduais que darão suporte às campanhas presidenciais nos estados.

Os principais arranjos, até agora, giram em torno das candidaturas de Dilma Roussef (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e Eduardo Campos (PSB).

Vejamos como podem ser os casamentos em 2014:

PT COM SARNEY

Na campanha da presidente Dilma, o PT e o PMDB pretendem repetir a aliança onde for possível.

No Maranhão está praticamente amarrado o empréstimo do tempo de propaganda petista à oligarquia Sarney, auxiliando a candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB) ao governo.

Em visita recente a São Luís, José Dirceu conversou com a governadora Roseana Sarney (PMDB) e acertou o apoio. Se preciso for, haverá nova intervenção do diretório nacional petista para atender às exigências da oligarquia.

Petistas históricos ainda alimentam a chance de uma vitória no Processo de Eleição Direta (PED) e posterior apoio a Flavio Dino (PCdoB), mas não há qualquer segurança sobre as votações no PT.

O espectro da intervenção ronda novamente o Maranhão.

Principal operador do esquema Sarney no PT, o vice-governador Washington Oliveira (WO) está tomando as providências para não dar vexame, a exemplo da derrota de 2010, quando teve de tomar o partido no tapetão.

FLAVIO DINO E EDUARDO CAMPOS

A vontade de Flavio Dino (PCdoB) é ser o candidato do governo federal no Maranhão e navegar na onda de aprovação da presidenta Dilma.

No plano nacional, comunistas e petistas estão juntos desde 1989 e o PCdoB é de uma fidelidade sanguínea ao poder.

Com Dilma, Dino atrairia também os apoios que fazem girar a roda de uma campanha dispendiosa.

Ocorre que a franquia do governo federal no Maranhão já tem dono – José Sarney (PMDB).

Para Flavio só resta fazer o palanque de Eduardo Campos (PSB) no Maranhão, até porque o PSB compõe a base dinista na Prefeitura de São Luís e promete fidelidade aos comunistas em 2014.

Campos interveio no PSB de São Luís e entregou o comando do partido a Roberto Rocha, eleito vice-prefeito na chapa de Edivaldo Holanda Junior (PTC) - ungido por Dino.

O PSB nacional aguarda reciprocidade. 

ELIZIANE FLERTA COM MARINA, MAS PODE ACEITAR OS TUCANOS

Ainda não é certa a candidatura da deputada estadual Eliziane Gama ao governo. Colegas de parlamento afirmam que ela está apenas ensaiando e quer mesmo é uma vaga na Câmara Federal.

Mas, por enquanto, vale o que está mais visível: Gama deseja o Palácio dos Leões. Neste retrato momentâneo da conjuntura, ela tem duas opções de palanque presidencial no Maranhão.

A primeira é marchar com a presidenciável Marina Silva (Rede Sustentabilidade). Ex-candidata à Prefeitura de São Luís em 2012, Eliziane teve o efusivo apoio da líder ambientalista, com direito a caminhada na rua Grande.

Porém, é bom lembrar que Eliziane Gama era do PPS, partido fecundado ao PMN para gerar a Mobilização Democrática, cujo chefão é Roberto Freire – um apaixonado pelos tucanos.

É óbvio que Freire vai pressionar Eliziane para marchar com Aécio Neves (PSDB) em terras maranhenses.

Os partidos de esquerda - PSTU, PSOL e PCB - ainda não definiram as candidaturas presidenciais. No Maranhão, o líder do PSTU Marcos Silva propõe a unidade das três legendas.

Estas são as primeiras impressões, mas pode haver mudanças. No Maranhão, onde até o sol mente, segundo padre Vieira, tudo é possível!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre a participação do PDT na Administração Edivado Holanda, conversei por diversas vezes com dirigentes do PC do B durante a campanha, alertando-os que “nas ruas” O POVO GRITAVA por não aguentar mais vê o partido brizolista à frente – ou fazendo parte – da prefeitura de São Luis. Sendo que Jackson e Ta-deu (no Palácio) governaram a capital maranhense por cinco gestões. Assim o PDT formou uma Máfia não menos corrupta que a dos Sarney (guardada as pro-porções). O que eu ouvia – como resposta, era: – ” Não te preocupa Marcos, se eles (os ávidos pedetistas) estão pensando em ocupar muitas secretarias, estão enganados”. Só que “AGORA É… 2014”. Contando que o PTC não existe poli-ticamente no Maranhão; O PC do B ganhou em apenas cinco prefeituras no es-tado; Já o PDT e PSB (principalmente) apresentaram-se com muito talento no cenário da eleição de 2012.. Então, “esses artistas”, agora estão cobrando, ante-cipadamente, O INGRESSO NA CAMPANHA DE FLÁVIO DINO para o go-verno do Estado do Maranhão. NESSE FILME, O BELO EDIVALDO ESTÁ PERDIDO NO PALCO DAS ELEIÇÕES-, cercado de DIRETORES, como não poderia deixar de ser: INTELECTUAIS. Talvez, agora, Edivaldo Holanda Júnior se dê conta do por que foi escolhido como coadjuvante.

PRA QUEM DISSE QUE ESCOLHERIA UM SECRETARIADO EMINEN-TIMENTE TÉCNICO (E NADA POLÍTICO) PRA QUE COMEÇASSEM E TERMINASSEM JUNTOS NO GOVERNO-, muita coisa mudou !

Marco Antonio Carvalho Diniz