Compartilhe

segunda-feira, 6 de maio de 2013

120 DIAS: HOLANDA JR NADA NO CANAL DO BOQUEIRÃO

Uma avaliação equilibrada, sem bajulações nem críticas exageradas, é a melhor forma de orientar o/a leitor/a sobre a gestão do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PTC).

Nas conversas mais reservadas, o prefeito é um pote até aqui de lamentações e redundâncias, com aquela conclusão amplamente conhecida – a Prefeitura está parcialmente falida.

Vai levar um tempo, não se sabe quantos meses, para sanear as finanças e tocar a máquina.

Por enquanto, a gestão municipal faz uma travessia arriscada. Tenta cruzar a nado o perigoso Canal do Boqueirão, fartamente ilustrado nas estórias orais dos pescadores pelo temor do mar bravio e minado de tubarões.

Não há dúvidas de que uma parte do secretariado de Holanda Junior é bem intencionado, mas a outra banda é amaldiçoada. Nessa gestão heterogênea, salvam-se as boas intenções anunciadas nos releases da Secom.

Concretamente, nesses 120 dias, a Prefeitura conseguiu melhorar muito a coleta do lixo, a varrição das ruas e a capina do roçado em todas as praças e ruas da cidade. Saldo positivo!

Na Educação, as escolas voltaram a funcionar, o que já é um grande feito para São Luís, onde tudo está nivelado por baixo. O simples fato de as aulas terem começado é um feito e tanto.

A Saúde, outra área arrasada, parece ter melhorado com as mirabolantes operações do diretor do Socorrão I, Iglesyo Moisés.

No setor administrativo, o prefeito Edivaldo Holanda Junior acertou ao demitir 3.268 servidores fantasmas, economizando R$ 3,2 milhões na sangria dos cofres públicos.

A medida integra o choque de gestão, encomendado à consultoria Marcoplan, foco recente de denúncias no contrato com a Prefeitura.

Merece destaque ainda a nova dinâmica implementada pelo secretário Francisco Gonçalves na Fundação Municipal de Cultura (Fumc), desmontando os esquemas dos vereadores e outros aproveitadores no entorno das festividades do Carnaval e São João.

Infra-Estrutura e Transporte

São Luís vive um atraso tão absurdo que os principais assuntos da cidade são os buracos e os esgotos a céu aberto.

Nesse capítulo, a gestão de Edivaldo Junior piorou a buraqueira deixada por Castelo (PSDB). No aspecto visual dos bairros, São Luís é a visão degenerada do inferno, com dois demônios no comando: um cava os buracos e o outro joga os esgotos dentro das crateras.

Questionado em uma entrevista de rádio sobre ciclofaixas e ciclovias, o secretário de Obras, José Silveira Sousa, saiu pela tangente. Se passar quatro anos tapando buracos já está bom demais.

Também não há melhoras no sistema de transporte público. A maioria da população que depende dos ônibus continua sofrendo nas latas velhas, fumacentas, sujas e desconfortáveis que se arrastam pelas ruas da cidade.

Sem ônibus decentes e em boa quantidade, a população recorre ao transporte alternativo - os taxis lotação – constantemente reprimidos pela Prefeitura.

Passado e futuro

Esse é o balanço ligeiro dos primeiros 120 dias, cujo resultado aponta para o futuro. Como dito acima, há tubarões ameaçando a travessia de Holanda Junior no Boqueirão.

No geral, a Prefeitura não parece antenada com o projeto de desenvolvimento sustentável para São Luís. É um conceito sofisticado demais para a nossa barbárie cotidiana.

Se tapar os buracos, capinar o matagal, varrer as ruas e mantiver as escolas e os hospitais funcionando, mesmo precariamente, a gestão de Holanda Junior já será um sucesso. E terá reeleição garantida.

As outras dimensões da cidade – parques, ciclovias, arborização, paisagismo, biblioteca municipal etc – ficam para outros mundos possíveis. Cidade bonita é luxo demais. Normal é o açoite nos olhos quando contemplamos qualquer lugar de São Luís.

2014

A partir de agora a gestão de Edivaldo corre contra o tempo. Tem de mostrar serviço urgente para impactar positivamente na campanha de Flavio Dino (PCdoB) a governador. Asfixiado pela falta de dinheiro, no momento Edivaldo depõe contra Flavio.

Até 2014 Edivaldo tem de superar Castelo, o cação que lhe comeu um braço no Boqueirão. Ferido, Edivaldo segue na travessia, mas o pai do cação – o tubarão - ainda pode atacá-lo no meio da viagem.

No segundo semestre, com as ventanias, o Boqueirão costuma ficar mais perigoso.

6 comentários:

Guto disse...

Houve um fato que deu um pouco mais de fôlego ao prefeito. E, surpreendentemente, vindo da TV Mirante. A matéria (jornalisticamente correta, por sinal) que demonstra a suspeita de envolvimento do ex-prefeito de São Luís com a máfia dos agiotas diz a todos os ludovicenses, indiretamente, que ter escolhido Edivaldo foi melhor do que manter o antecessor. Mesmo que o atual prefeito ainda não tenha feito nada de revolucionário na sua gestão, ganhou fôlego na comparação com o antigo gestor.

Anônimo disse...

engraçado esse povo de edivaldo falam tanto que castelo deixou a prefeitura lascada e tal e porque seu edivaldo não tirou o povo de castelo os obutres até agora???? porque todo mundo sabe que que esse povo de castelo continuam na prefeitura mandando e desmandando com a cara de pau deles
agora pergunto porque o sr. edivaldo tá mantendo todos os serviços prestados que o COASTELO e sua filhota colocaram??? porque todo mundo sabe que esses abutres ficavam era ameçando servidora pra não votar em edivaldo

eu votei em edivaldo esperando mudança mais até agora não vi nada de mudança e ele tinha era que tirar esses serviços prestado ou então fazer concurso porque todo mundo sabe que os vereadores estavam era com várias lista de serviço prestado o esquemão

eu só sei que se ele não tirar esses abutres da prefeitura ele pode não contar com meu voto nem ele e nem seu flávio dinnno

LUCIVALDO DA MATA disse...

Uma avaliação equilibrada, sem bajulações nem críticas exageradas, é a melhor forma de orientar o/a leitor/a sobre a gestão do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior (PTC)

CARO COLEGA JORNALISTA ESSES TIPOS DE COMENTÁRIO NÃO EXCLUSIVOS SEUS, POIS JÁ OUÇO ISSO EM QUASE TODOS AS CIDADES CUJO GOVERNO NÃO TEVE CONTINUAÇÃO. E OUTRA NO VOCÊ MESMO FALOU TEM UNS SECRETÁRIO QUE ESTÃO LÁ PARA ISSO MESMO, SÓ FICAR OLHANDO E RECEBENDO E STATOS. OS ACORDOS FIRMADO COM ALGUNS PARTIDOS NA ELEIÇÃO SÓ PODERIA DÁ NISSO.
COM TODO RESPEITO A PESSOA DE EDIVALDO, ELE TEM QUE SER MAIS AUDACIOSO SE REALMENTE QUE MUDAR SÃO LUÍS E NÃO SE PRENDENDO AOS MESMO DISCURSOS.
MAIS UMA COISA, NA VERDADE DUAS, VOCÊ NADA COMENTOU A RESPEITO DA SEGURANÇA E A EDUCAÇÃO NÃO SE RESUMI A ESCOLA COM ALUNOS EM SALA DE AULA E SIM A QUALIDADE.

Anônimo disse...

eu acho que adivaldo tem que ter é pulso e acabar com essa putaria que existe nessa prefeitura

quem é que manda na prefeitura é o prefeito ou os vereadores????

a maior parte do dinheiro da prefeitura é pra pagar serviço prestado porque são milhares de sangue sugas
e foi só começar esse tal de recadastramento os fantasma correram logo pra procurar setor pra trabalhar eu acho isso uma falta de respeito muito grande com o servidor público municpal que vem lutando anos e anos pra adiquirir sua casa própria ou para sustentar sua familia ai chega uns bandos de urubus e sangue sugas e começam colocar banca,ai começam colocar a familia inteira muitos ganham muito mais de que um efetivo e ainda acham que ganham pouco e a maioria desses sangue sugas tem outro emprego a
prefeitura é só um bico pra eles
antes ele não tinham emprego???


EDIVALDO PROCURA ABRIR OS OLHOS COM ESSAS ONÇAS SENÃO VC SÓ FICA 4 ANOS

ESTOU REVOLTADO COM ESSA SACAGEM

VOTEI EM EDIVALDO ACREDITANDO NA MUDANÇA

Robson Luís disse...

Edivaldo ainda está no crédito, se levarmos em consideração o tempo do seu mandato. Ele precisaria de uns 400 anos de mandato, como seus antecessores tiveram e não fizeram muito ou quase nada por nossa querida São Luís.
Porém, existe um câncer que ainda não foi eliminado da vida dos ludovicenses e dos maranhenses: os interesses de uma elite que foi eficaz em se instalar no poder, já que os bons cidadãos não se importaram ou não tiveram a oportunidade de contribuir com um futuro mais honesto para a sociedade. Vamos admitir, São Luís precisa de cada um dos seus cidadãos, não existem salvadores da pátria ou heróis isolados. Quero viver para testemunhar a redenção do nosso povo, quando aprender que o seu voto e o futuro dos seus filhos não têm preço.

carlos silva disse...

até agora o que agente ver é só muito blá blá blá e muita conversa fiada serviço que é bom até agora nada o que era buraco na gestão de coastelo FDP agora viraram cratéras hoje mesmo quase não consigo chegar em casa com a minha familia com medo de cair nos buracos porque é só chuver pronto a cidade fica totalmente um caos mais ainda

QUEM NÃO PODE COM O POTE NÃO CARREGA NA RODILHA