Compartilhe

domingo, 3 de março de 2013

DO FORRÓ AO POP: OS HIPERLINKS MUSICAIS DE LENINE

TEXTO PUBLICADO HOJE NO CADERNO ALTERNATIVO, p. 5, DO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO
Jackson do Pandeiro: sincretismo de Miami com Copacabana
O centenário de Luiz Gonzaga, em 2012, foi um bom momento para por o forró no liquidificador sonoro do planeta e perceber como a música regional conecta-se à universal e vice-versa.

No cenário musical brasileiro, Gonzaga divide a criatividade com dois outros representantes da escalada que passa pelo forró, xote, coco, xaxado e baião, desembocando no samba-rock.

Jackson do Pandeiro e João do Vale, ao lado de Gonzaga, também foram responsáveis pela pulverização das canções de inspiração nordestina no Brasil.

Ambos foram atualizados na magistral composição do pernambucano Lenine: “Jack soul brasileiro.”

As colagens e ressignificações, no geral chamadas “misturas de ritmos”, não ficaram para qualquer um. Nem sempre a emenda sai melhor que o soneto.

Os artistas que se arriscam vão a julgamento do público, derivando as mais variadas opiniões sobre o resultado das fusões: do gênio ao bufão.
A ema gemeu, de João do Vale, incidental no pop de Lenine
 Lenine fez uma experimentação ao incorporar ao pop dois expoentes daquilo que popularmente se chama forró: João do Vale e Jackson do Pandeiro.

Com as ferramentas da oficina sonora onde montou “Martelo bigorna”, Lenine sampleou na composição “Jack soul brasileiro” a antológica “Chiclete com banana”, cantada por Jackson do Pandeiro, com autoria de Gordurinha e José Gomes.

E acabou soldando o rock ao rural, na trilha das outras experimentações de mesclagem dos gêneros e instrumentos que já haviam sido testadas também no tropicalismo e alhures.

A primazia de Gordurinha/José Gomes/Jackson do Pandeiro, ao propor a troca entre o pandeiro e o bebop, ganhou novos arranjos em Lenine. De quebra, o pernambucano pôs um verso incidental de João do Vale – a ema gemeu. Genial!

O ritmo de Jackson do Pandeiro acrescentou ao cenário musical brasileiro a possibilidade de universalização, desprendendo-se do regionalismo ou colocando o local no global, para não fugir aos conceitos em moda na contemporaneidade.
O engenho musical de Lenine atravessando o forró e o pop
Jackson do Pandeiro fez gostosas provocações ao propor as misturas entre o bebop e o tamborim, desafiando o Tio Sam a uma batucada brasileira com a frigideira na mão.

E assim fez-se a mistura entre Miami com Copacabana, chiclete com banana, dando a maior confusão.

Guardadas as devidas proporções, Pandeiro realizou com mais qualidade estética a proposta de glamourização da música brasileira no cenário internacional, na trilha aberta por Carmem Miranda.

E nada inviabiliza os trocadilhos e gingados dele encaixando no rebolado dela.

Lenine também incluiu no sampler de Pandeiro a música “Cantiga do sapo”, onde as onomatopéias viram rima nos versos “Tião! Oi! / Foste? Fui! / Compraste? / Comprei! / Pagaste? Paguei! / Me diz quanto foi? / Foi 500 reis”

Ficou o bicho! Ou, como se diz na gíria, quando algo é certeiro: deu rock!

Ouça AQUI Chiclete com Banana, de Jackson do Pandeiro

Veja também AQUI “Cantiga de sapo”, de Jackson do Pandeiro

Escute AQUI “Jack soul brasileiro”, de Lenine

LETRAS

Chiclete Com Banana

Eu só boto bebop no meu samba
Quando Tio Sam tocar um tamborim
Quando ele pegar
No pandeiro e no zabumba.
Quando ele aprender
Que o samba não é rumba.
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim:
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Eu quero ver a confusão
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Olha aí,o samba-rock,meu irmão
É,mas em compensação,
Eu quero ver um boogie-woogie
De pandeiro e violão.
Eu quero ver o Tio Sam
De frigideira
Numa batucada brasileira.

Jack Soul Brasileiro

Jack Soul Brasileiro
E que som do pandeiro
É certeiro e tem direção
Já que subi nesse ringue
E o país do swing
É o país da contradição...
Eu canto pro rei da levada
Na lei da embolada
Na língua da percussão
A dança mugango dengo
A ginga do mamolengo
Charme dessa nação...
Quem foi?
Que fez o samba embolar?
Quem foi?
Que fez o coco sambar?
Quem foi?
Que fez a ema gemer na boa?
Quem foi?
Que fez do coco um cocar?
Quem foi?
Que deixou um oco no lugar?
Quem foi?
Que fez do sapo
Cantor de lagoa?...
E diz aí Tião!
Diga Tião! Oi!
Foste? Fui!
Compraste? Comprei!
Pagaste? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais
Me diz quanto foi?
Diga Tião!
Oi!
Foste? Fui!
Compraste? Comprei!
Pagaste? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais
Me diz quanto foi?
Jack Soul Brasileiro
Do tempero, do batuque
Do truque, do picadeiro
E do pandeiro, e do repique
Do pique do funk rock
Do toque da platinela
Do samba na passarela
Dessa alma brasileira
Despencando da ladeira
Na zueira da banguela
Alma brasileira
Despencando da ladeira
Na zueira da banguela(2x)
Diz ai quem foi......
Quem foi?
Que fez o samba embolar?
Quem foi?
Que fez o coco sambar?
Quem foi?
Que fez a ema gemer na boa?
Quem foi?
Que fez do coco um cocar?
Quem foi?
Que deixou um oco no lugar?
Quem foi?
Que fez do sapo
Cantor de lagoa?...
Me diz aí Tião!
Diga Tião! Oi!
Fosse? Fui!
Comprasse? Comprei!
Pagasse? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais...
Eu só ponho BEBOP no meu samba
Quando o tio Sam
Pegar no tamborim
Quando ele pegar
No pandeiro e no zabumba
Quando ele entender
Que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba, e o meu samba
Vai ficar assim...
Ah! ema geme...(5x)
Aaaaah ema gemeu!
Eu digo deixa!
Que digo!
Que pensem!
Que fale!
Deixa isso pra lá
Vem pra cá
O que que tem
Eu não to fazendo nada
Você também
Não faz mal bater um papo assim gostoso com alguém(2x)

Um comentário:

Valéria Santos disse...

Nossa, professor, bom texto. Essa experimentação de Lenine deu, mais do que certo.