Compartilhe

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PARA ONDE VAI A TERCEIRA VIA COM ELIZIANE GAMA?

Eliziane Gama percorre o Maranhão. Em Imperatriz, articula com o prefeito Sebastião Madeira (PSDB)
Está ganhando fôlego no cenário político do Maranhão a chamada Terceira Via, ou Via Alternativa, liderada pela deputada estadual Eliziane Gama (PPS).

Ex-candidata à Prefeitura de São Luís, Gama teve um bom desempenho na campanha. Ficou em terceiro lugar, com 13,81% dos votos, superando o candidato do PT sarneísta Washington Oliveira (WO).

Eliziane “perdeu ganhando” e saiu da campanha com um capital político que lhe deu a condição de liderança no campo intermediário entre os pólos da oligarquia Sarney (PMDB/DEM) e de Flavio Dino (PCdoB).

A deputada parece ter vencido, até agora, a disputa interna pelo controle do PPS. Ela obteve o aval da direção nacional pessepista, que garantiu-lhe a presidência do diretório estadual.

O movimento liderado por Eliziane Gama sintoniza-se à frente puxada no plano nacional pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (ex-PV), cuja pretensão é criar um novo partido de cunho ecológico-humanista.

Marina Silva pretende também uma via alternativa à polarização PT x PSDB.

Intitulados Movimento Nova Política, os adeptos de Marina, ou marineiros, podem ganhar no Maranhão o reforço do deputado federal Domingos Dutra (PT), que vem manifestando interesse em deixar o petismo e ingressar na nova legenda.

Cogita-se nos bastidores que Dutra pode ser candidato a senador numa eventual chapa com Eliziane Gama para o governo em 2014.

Se Dutra compuser a chapa é uma garantia de posicionamento firme anti-Sarney nas horas decisivas.

Eliziane Gama sofreu um desgaste em 2012, quando declarou-se “neutra” no segundo turno da eleição para a Prefeitura de São Luís. Não apoiou Edivaldo Holanda Junior (PTC) nem ficou com João Castelo (PSDB).

Em 2014 ela pode ser candidata a governadora. Se não chegar ao segundo turno, Eliziane Gama terá de se posicionar. O Maranhão está dividido. Quem não está com a oligarquia Sarney vai com Flavio Dino (PCdoB). Não há meio termo. A neutralidade será imperdoável.

Sem alinhamento a um dos projetos, do campo democrático ou da oligarquia retrô, Eliziane Gama corre o risco de perder a trem da História.

O povo do Maranhão não vai admitir neutralidade nem dubiedade. Eliziane vai ter de dizer com quem estará em 2014. 

Nenhum comentário: