Compartilhe

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ATIRADORA FESTEJADA É MAU SINAL

O assunto tomou conta dos bares, esquinas, lanchonetes, redes sociais e programas de rádio em São Luís. No geral, a atiradora que matou um assaltante no Bradesco do Calhau, ontem pela manhã, recebe elogios de todos os tipos.

De heroína a corajosa e boa de mira, todas as palavras a ela são festivas. Na boca da maioria, a atiradora virou justiceira de primeira grandeza. Um equívoco!

No senso comum, ela fez o que está na vontade latente da maioria - matar os bandidos. E multiplicam-se aqueles comentários jocosos sobre a "justiça".

Vivemos, sem qualquer exagero, uma guerra de todos contra todos. Salve-se quem puder. A regra agora é cada um armar-se como pode e sair por aí defendendo-se da marginalidade, produzindo mais violência.

Na ausência do poder público, resolvemos as situações a nosso modo, com as próprias mãos.

O gesto da atiradora multiplica-se em diversas áreas de São Luís, onde não há regras para quase nada.

Qualquer coisa é permitida no trânsito. Grilam-se terrenos. Barracas de lona tomam conta das calçadas. A comida é vendida no meio da rual sem qualquer cuidado com a higiene. Os lixeiros proliferam em toda esquina. Erguem-se construções irregulares por todos os lugares. Ninguém respeita o plano diretor nem o código de posturas.

A ordem é o caos.

E se aqueles que põem a ordem já não podem dar conta do recado, por diversos motivos, cada um se vira como pode. Até matando!

Porque se não se mata, se morre. De ódio e não de amor.

O elogio à atiradora não é bem-vindo. Precisamos construir um outro patamar de civilidade e não estimular atitudes que só pioram as coisas.

2 comentários:

maximiliano moraes disse...

E SE FOSSE ELA QUE TIVESSE MORRIDO IA FICAR POR ISSO MESMO O BANDIDO SE FOSSE PRESO ALGUM ADV O SOLTAVA DE NOVO E ELE MATARIA DE NOVO,MAS VAMOS SUPOR QUE ELE MATANDO A CIDADÃ E FUGISSE IA SER SÓ MAIS UM NUMERO NA ESTATISTICA.MAS COMO ELE SE DEU MAL E O CASO ATESTA A INCOMPETENCIA DA POLICIA E DA JUSTIÇA QUE SOLTOU O RÉU NAS RUAS MAS PARA NOSSA SORTE E DA MOÇA QUEM SE DEU MAL FOI ELE,SÓ FALTAVA AGORA APARECER UM TAL DE DIREITOS HUMANOS ALEGANDO QUE O MELIANTE NAO TEVE DIREITO A DEFESA POIS ELE NAO SABIA QUE A VITIMA ESTAVA ARMADA.FALA SERIO

Anônimo disse...

Ok, então fica combinado o seguinte: armamos todos os brasileiros, de preferencia com a .40 e sairemos a matar todos os que estão a roubar a população, Roubos esses que na maioria das vezes tem valores maiores do que o que estava na bolsa da mulher assaltada.
Ótimo, que dia começamos a matar os corruptos, os mensaleiros, os ladrões do dinheiro da ferrovia Norte-Sul que nunca termina e já consumiu bilhões que poderiam ser aplicados em educação e saúde?
Ha sim deixem pra mim o tiro final nos figurões e ladrões maiores da republica. Jose Dirceu incluído.