Compartilhe

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

LUIS FERNANDO SILVA A CAMINHO DO PT, MAS HAVERÁ RESISTÊNCIA

Este blogue tem dito e repetido: há uma operação em curso para filiar ao PT o chefe da Casa Civil Luis Fernando Silva, provável candidato da oligarquia Sarney ao Governo do Maranhão em 2014.

O mentor da patranha é o vice-governador Washington Oliveira (WO). Depois de visitar o túmulo de Lênin, na Rússia, WO rumou para Brasília, onde conversou sobre a filiação de Luís Fernando com José Dirceu e o presidente nacional do PT Rui Falcão.

Enquanto operava a filiação de Luís Fernando com os chefes do partido na capital federal, WO mandou plantar mentira em um blog aliado, des(informando) na internet sobre uma inexistente filiação de Flavio Dino (PCdoB) ao PT. Ninguém deu valor à falácia.

A mentira plantada pelo vice-governador visava valorizar as ações do PT no Palácio dos Leões, mas a governadora Roseana Sarney (PMDB) sabe como trata os sarnopetistas: esmola, pão e água.

Dino segue firme pré-candidato a governador pelo PCdoB e tem a preferência da maioria dos petistas no Maranhão inteiro, até mesmo daqueles que foram aliados de WO e viram naufragar a aliança de 2010 com a oligarquia Sarney.

É sempre bom recordar que em 2010 o Encontro de Tática Eleitoral do PT decidiu formar aliança com Flavio Dino (PCdoB), mas WO atropelou a votação, desfez o resultado e entregou o partido a Roseana Sarney (PMDB), virando vice-governador.

Há muita gente no PT sarneísta fazendo o caminho de volta, até mesmo lideranças próximas do vice-governador, vislumbrando a possibilidade de vitória com Flavio Dino em 2014.

A posição de repetir a aliança com a oligarquia Sarney em 2014 é cada vez mais isolada, restrita apenas ao vice-governador e pouquíssimos seguidores.

Para tentar sair do isolamento, WO vem pregando a tese de uma candidatura própria do PT, filiando o chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva. Se não der certo, o vice-governador vai apresentar um laranja do petismo sarneísta para atacar Flavio Dino na campanha.

RESISTÊNCIA

Sem filiação partidária, Luís Fernando disputa a indicação de candidato a governador na oligarquia Sarney com o ministro das Minas e Energia Edison Lobão (PMDB) e até com o senador João Alberto (PMDB).

Luís Fernando é um bom técnico a serviço da direita retrógrada maranhense, mas ainda não está garantido candidato ao governo dentro do Palácio dos Leões. Também vai ser difícil filiar-se ao PT.

Para o vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, haverá muita resistência ao ingresso de Luís Fernando no partido. “A filiação tem de passar pela executiva estadual, formada por 17 integrantes, e WO não tem maioria”, antecipou Lobato.

WO está vendendo uma mercadoria que não pode entregar. Para Luís Fernando entrar no PT teria de haver uma reviravolta nas regras e resoluções congressuais de 2010.

Lobato argumenta ainda que a tentativa de filiar Luís Fernando pode gerar um novo desgaste no partido, com reflexos negativos na candidatura de Dilma Roussef à reeleição.

A tentativa de filiar Luís Fernando no PT revela também mais um passo errado do vice-governador, podendo afundá-lo de vez.

Sem crédito nas bases petistas locais e desprezado no governo Roseana Sarney, WO já é visto com asco pela direção nacional do PT.

No politburo petista WO é tido como alguém que age contra os interesses do próprio partido: ele não é um operador do PT que negocia com Sarney, é um homem de Sarney intervindo no PT.

Essa é a síntese que traduz a tentativa de filiar Luís Fernando Silva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda essa argumentação é inocua, na medida em que, se WO quiser mesmo filiar essa figura, filia via DN e IMPÕE goela abaixo dos descontentes e pronto, quem manda no PT é Lula e a turma dos Mensaleiros, será que voce não percebe isso, O PT é um partido comum, igual a Tucanos, Demos e outros P' da vida politica brasileira. REFORMA POLITICA JÁ, ESSE É O CAMINHO.