Compartilhe

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CASTELO E WASHINGTON: ENTERRADOS VIVOS

São antigas as máximas sobre o perde e ganha nas disputas eleitorais, mas é sempre bom relembrar. Tem aqueles que ganham perdendo e outros que perdem ganhando.

Tirando o prefeito eleito Edivaldo Holanda Junior (PTC), vejamos a situação dos demais concorrentes em 2012:

PERDEU GANHANDO

Eliziane Gama (PPS) foi uma vitoriosa na eleição. Conquistou o terceiro lugar em circunstâncias adversas, sem o apoio do próprio partido e dos candidatos a vereador.

Teve uma campanha limitada na estrutura e no tempo de propaganda eleitoral – apenas um minuto e meio.

Gama também distinguiu-se dos demais candidatos na concepção de cidade, antenada com desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, assistência social e geração de oportunidades para a população.

Sem vínculos com famílias tradicionais nem esquemas arrojados na política, Eliziane entrou na pauta da sucessão de 2016. Perdeu ganhando.

PERDEU PERDENDO
Castelo e a derrota. Foto: Biaman Prado (O Estado)
O prefeito João Castelo (PSDB) conseguiu um feito inédito nos últimos 24 anos em São Luís – perdeu a eleição no controle da máquina administrativa.

Desde a eleição do prefeito Jackson Lago (PDT), em 1988, todas as disputas eleitorais em São Luís tiveram a marca da reeleição ou eleição do candidato do prefeito ou governador no poder.

O próprio Castelo foi eleito em 2008 graças ao apoio da máquina estadual, à época pilotada pelo governador Jackson Lago.

Castelo conseguiu contrariar a regra mais elementar da capital, onde a reeleição depende de operações simples como tapar os buracos e colher o lixo.

Arrogante e incompetente, o tucano fez uma gestão deplorável de tal maneira que foi impossível conseguir o mais fácil – a reeleição.

Perdeu perdendo e vai se aposentar. Para o bem do Maranhão.

VENCIDO E DEGENERADO
WO e Roseana: o PT sarneísta humilhado nas urnas
O desempenho do candidato do PT de Sarney, Washington Oliveira (WO), foi tudo que merece um traidor – a derrota humilhante.

Nunca antes na História do Maranhão um candidato teve tantos apoios ilustres, estrutura, dinheiro, marqueteiros e assessores de todos os naipes.

Nem Lula, nem Dilma, nem José Sarney e a filha Roseana, nem os ministros do governo federal... nada conseguiu alavancar o candidato do PT sarneísta.

Os marqueteiros tentaram de tudo na estratégia de mídia: boné do PT, camisas de várias cores, entrevista em estúdio, decoreba do texto, música de arrastão etc, mas ele não conseguia sequer acreditar no que dizia na TV.

WO teve míseros 56.328 votos, apenas 11,02%, ficando em quarto lugar na disputa. E não adianta querer compará-lo com outros candidatos da oligarquia Sarney em São Luís.

Com todos os apoios que teve, WO teria a obrigação de ficar, pelo menos, em terceiro lugar, o que já seria muito.

Enfim, Castelo e Washington foram enterrados vivos.

Nenhum comentário: