Compartilhe

terça-feira, 9 de outubro de 2012

FUNDAÇÃO JPA FAZ A TERCEIRA CAMINHADA PELA PAZ NA ÁREA DA CIDADE OLÍMPICA

A Fundação Justiça e Paz se Abraçarão – JPA realizará no dia 12 de outubro a 3ª Caminhada pela paz, em comemoração ao seu 5º aniversário e convida todos a se fazerem presente.

A Fundação JPA foi criada em 12 de outubro de 2007, sediada no bairro da Cidade Olímpica, um dos maiores conglomerados humanos de São Luis, com cerca de 90 mil moradores, segundo dados colhidos por várias entidades que atuam na área: Associação dos Moradores, Plan Internacional, Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (GACC) e IBGE.

Dirigida por moradores da comunidade e por padres italianos da Diocese de Verona, atuando na Arquidiocese de São Luís, a fundação conta ainda com o apoio de famílias missionárias da Europa, em algumas atividades da JPA.

A JPA nasceu de uma série de ações da Paróquia Santíssima Trindade, diante da ausência de políticas públicas e da intervenção efetiva da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado na urbanização do bairro.

Por iniciativa da paróquia, ações sociais e educacionais começaram a ser implantadas. Visando atender às necessidades urgentes das comunidades, sem a perspectiva assistencialista, mas visando um processo de empoderamento dos leigos através da catequese e da construção de consciência crítica.

A JPA tem a missão de promover qualidade de vida às pessoas carentes e excluídas por meio de ações educativas e sustentáveis. Atuando na área educacional, esportiva e cultural, capacitação profissional e ação social.

Os indicadores socioeconômicos da Cidade Olímpica ainda são precários. Segundo estimativas da Fundação Justiça e Paz de Abraçarão, com base em levantamentos coletados por várias instituições, existem cerca de 10 mil jovens no conglomerado, sendo que não há nenhuma escola do Ensino Médio e Política voltada para esse recorte etário.

Em alguns cursos oferecidos para jovens, a dificuldade de leitura de textos torna-se um entrave à maioria das atividades de capacitação. O baixo rendimento escolar e a situação de vulnerabilidade e violência juvenil contribuem de maneira considerável para o afastamento ou sub aproveitamento da juventude em práticas de construção da cidadania.

A atuação da paróquia e da fundação JPA com o apoio dos parceiros no cotidiano do bairro, observando e denunciando a realidade socioeconômica já rendeu frutos, a exemplo de uma Ação Civil Publica com a designação de um promotor para cobrar do Poder Público medidas sobre a mortalidade infantil.

Os moradores da Cidade Olímpica procuram a JPA em busca de oportunidades. Veem na organização um ponto de apoio para qualificação profissional, educação, cidadania, aconselhamento religioso e valorização da comunidade.

O bairro Cidade Olímpica, de acordo com os últimos dados do Governo do Estado e do Mapa da Violência do Ministério da Saúde, é visto como um dos bairros mais violentos da capital, sendo foco de tráfico e uso de drogas e assassinato, a JPA quer mudar essa imagem e sozinha não é possível, é necessário a participação e luta de todos os moradores. Portanto, a 3ª Caminhada pela paz no dia 12 de outubro não é somente uma caminhada de comemoração ao seu 5º aniversario, é uma atitude e um grito de reivindicação pelos direitos de sua sociedade que sonha com a paz e com a Civilização do Amor.

Início: Às 15:30 (com santa missa)
Saída: 16: 30 (inicio da caminhada)
Local: Igreja católica do Residencial Nestor na comunidade Menino Jesus.
No encerramento teremos sorteio de brinquedos, bandas e o bazar de artesanato.

AGRADECEMOS DESDE JÁ A SUA PRESENÇA: Venha Conosco Construir a Paz!
Fundação Justiça e Paz se Abraçarão
Informações: 3257.9120 // 8866.2250 (Rozilda Aguiar – Representante da ASCOM)

Nenhum comentário: