Compartilhe

domingo, 14 de outubro de 2012

ELIZIANE GAMA ENTRA NA PAUTA ELEITORAL DO MARANHÃO

A menos que seja destroçada pelos opositores,  até pelos aliados, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) passa a ser uma referência eleitoral em São Luís.

Ao conquistar o terceiro lugar na eleição, com 13,81% dos votos, Eliziane passou a ser cortejada pelas duas candidaturas que disputam o segundo turno na capital: Edivaldo Holanda Junior (PTC) e João Castelo (PSDB).

Para ambos, Gama já deu a resposta – vai ficar neutra.

É uma situação delicada a neutralidade no Maranhão, onde parece haver uma linha divisória entre sarneístas e os outros agrupamentos políticos em diferentes matizes, dos radicais PSTU/PSOL/PCB até o PSDB.

Eliziane Gama tenta posicionar-se como uma “terceira via”, aos moldes de Marina Silva no plano nacional, como alternativa ao maniqueísmo PT x PSDB.

Gama vislumbra um caminho alternativo aos grupos liderados por José Sarney (PMDB) e Flavio Dino (PCdoB).

O sucesso eleitoral da então candidata à Prefeitura deu-se pela diferença em relação aos outros candidatos, especialmente sobre o conhecimento dos temas de São Luís e na forma de apresentação na mídia.

Na análise do debate, todos os analistas convergem – Eliziane teve o melhor desempenho.

Cabe também observar que o feito vitorioso da candidata ocorreu em condições adversas: pouco tempo de rádio e TV; defecções no seu próprio partido (PPS), que preferia uma aliança com Castelo; pouca estrutura de campanha, comparada aos maiores concorrentes; falta de apoio até dos candidatos a vereador da coligação encabeçada por ela.

Como aditivo, teve a participação da presidenciável Marina Silva na campanha de São Luís, com fortes declarações de apoio e caminhada na rua Grande.

Sem dúvidas, o apoio de Marina e a performance de Eliziane no debate foram fundamentais para alavancar a reta final da campanha, deixando para trás o insípido candidato do PT/Sarney Washington Oliveira (WO).

Deve estar nos planos de Eliziane o ingresso em um novo partido, que deve ser criado ainda no final de 2012, liderado por Marina Silva.

É por esse caminho que a deputada pretende voar mais alto, sonhando, até, com uma candidatura ao Governo do Maranhão.

Nenhum comentário: