Compartilhe

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PELEGADA DO SINDEDUCAÇÃO TENTA GOLPE CONTRA A CHAPA VITORIOSA NO PROCESSO ELEITORAL


Algo de muito grave pode ocorrer no Sindicato dos Professores da Rede Municipal de São Luís (SINDEDUCAÇÃO). A atual direção da entidade, que perdeu a eleição, tenta aplicar um golpe nos professores.

Sob o comando de Lindalva Batista, atual presidente do sindicato, arma-se um esquema para anular a eleição.

No processo eleitoral limpo, realizado dia 14 de setembro, saiu vitoriosa a CHAPA 1, encabeçada pelo professor Antonísio Furtado.

A situação dividiu-se em dois grupos e perdeu a eleição. Agora pretende tomar no tapetão.

Lindalva Batista, atual presidente, apoiou Lindalva Lopes, integrante da direção pelega. A outra chapa ligada à diretoria foi liderada por Cesar Augusto, atual vice-presidente do sindicato e castelista roxo.

Sob a longa gestão de Batista, Lopes e Augusto, o sindicato traiu a os professores diversas vezes e virou uma entidade privatizada pelos interesses familiares da atual direção.

Vamos ficar vigilantes e assegurar que a CHAPA 1, eleita democraticamente, seja empossada e possa dirigir o SINDEDUCAÇÃO livre do atraso.

Veja abaixo a carta-denúncia da CHAPA 1:

VITÓRIA DA CHAPA 1
SINDICATO NAS MÃOS DA CATEGORIA

No dia 14 de setembro de 2012 houve a eleição para escolha da nova direção do SINDEDUCAÇÃO, na qual foi vitoriosa a Chapa 1 – Unidade para mudar, formada pelas oposições (CSP Conlutas, MOPE e MRP), que trouxe para a disputa um programa democrático, pautado na defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e dos direitos dos educadores.
Nossas principais bandeiras de campanha foram o aumento do investimento na manutenção e desenvolvimento do ensino de 25% para 35% dos recursos municipais, a defesa de 1/3 hora atividade, colegiar a diretoria do sindicato, a reformulação do estatuto e eleição direta para diretores de escola.

O resultado do pleito confirma que a categoria, cansada de ter seus direitos negados e usurpados, mostra elevação da consciência política e volta a acreditar no sindicato como instrumento de luta. Neste sentido, queremos agradecer o voto de confiança de cada educador e de tod@s aqueles que contribuíram decisivamente para a vitória da oposição.

Apesar da vitoria da chapa 1 com 49,2% dos votos, a chapa 3 insiste em não reconhecer a decisão da maioria dos votantes e ingressou com um pedido de anulação do resultado da eleição junto à Comissão Eleitoral, alegando entre outras questões: o abuso do poder político-econômico por parte da Chapa 1; desrespeito ao estatuto do SINDEDUCAÇÃO e abstenção dos aposentados por conta de tumulto na entrada do sindicato e do grande calor que fazia no dia.  

A respeito de tais colocações esclarecemos:

Com relação à acusação de abuso de poder econômico, afirmamos que um dos princípios que nortearam a campanha da Chapa 1 foi a independência político-financeira perante a prefeitura e quaisquer partidos políticos, de maneira que todas as atividades e materiais de campanha foram fruto de uma política de finanças baseada nas contribuições dos componentes da chapa e dos apoiadores, sobretudo a CSP-Conlutas-PI, CSP-Conlutas-RJ, CSP-Conlutas-MA, Sindicato dos Bancários, Sintrajufe, Sintrap-Caxias, APRUMA e ANEL.

Não procede a alegação de que o estatuto não foi respeitado no tocante ao horário de votação, tendo em vista que o alargamento deste período para as 20 horas constitui-se em acordo firmado pelas chapas 1 e 2, tendo a chapa 3 delegado seu voto à Comissão Eleitoral e acatando o que a mesma decidisse. Destacamos que essa mudança objetivou a maior participação dos associados no pleito. 

Entendemos que o estatuto vigente é, em vários aspectos, antidemocrático e restringe a participação da categoria nos rumos do sindicato. Lembremos que a Profª Lindalva Lopes, candidata a presidente da Chapa 3, é secretária de assuntos educacionais da atual Direção do Sindicato e aprovou esse mesmo estatuto, que serviu para legitimar seu grupo nas eleições de 2008.

No que se refere ao tumulto citado, na ata redigida e assinada pela Comissão Eleitoral que, diga-se de passagem, foi minuciosamente escolhida pela atual Direção, o único incidente registrado foi a agressão praticada pelo professor César Augusto, atual vice-presidente e candidato a presidente na Chapa 2, contra o professor Antonísio Furtado, candidato a presidente pela Chapa 1. 

Essa agressão ocorreu minutos antes do encerramento da votação, não tendo qualquer influencia em seu resultado. A verdade é que os aposentados resolveram dizer NÃO ao continuísmo da pelegada que alugou em torno de 100 carros para tentar ludibriá-los.

A atual gestão do SINDEDUCAÇÃO, o prefeito João Castelo, vereadores aliados e os diretores do SINPROESEMMA não querem que este sindicato seja dirigido por um grupo de professores que ganhou a confiança da categoria na luta e que pretende fazer deste sindicato uma ferramenta a serviço das conquistas da classe trabalhadora. Por isso, reafirmamos a vitoria da Chapa 1 e convidamos a todos e todas para a posse da nova direção no dia 31 de outubro de 2012 (quarta-feira), na sede do sindicato.
ELES SE APOIAM NO APARATO POLÍTICO E
FINANCEIRO DOS PODEROSOS. NÓS APOSTAMOS NO APOIO DA CATEGORIA PARA REPUDIAR ESSA TENTATIVA GOLPE.

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO SINDEDUCAÇÃO

CHAPA 1
CHAPA 2
CHAPA 3
BRANCOS
NULOS
Urna 1
6
15
62
0
1
Urna 2
10
12
84
1
5
Urna 3
105
22
43
0
4
Urna 4
94
20
56
1
1
Urna 5
100
28
54
0
3
Urna 6
155
33
73
2
5
Urna 7
121
40
68
0
4
TOTAL
591
170
440
4
23

Cordialmente: CHAPA 1: UNIDADE PARA MUDAR!

Nenhum comentário: