Compartilhe

domingo, 5 de agosto de 2012

VAMOS REMAR JUNTOS?


Marcos Fábio Belo Matos
prof. dr. do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Ufma-Imperatriz

No último dia 26 de julho, durante as atividades da 64ª. SBPC, um grupo de professores, estudantes, profissionais e pesquisadores, todos interessados no estudo da mídia, reuniu-se para dar forma a uma ideia que já vinha sendo trabalhada há, pelo menos, um ano e meio: a criação de uma rede de pesquisa em mídia no Maranhão.
A ideia inicial foi plantada pelo professor Francisco Gonçalves, do Curso de Comunicação da Ufma São Luís, e tinha como mote preparar as comemorações do bicentenário de fundação do mais antigo jornal a circular em terras timbirenses, o Conciliador do Maranhão, que saiu do prelo em 1821. Portanto, daqui a nove anos este senhor fará seus 200 anos e era preciso pensar em uma rememoração com pompa e circunstância.
Com essa intenção, foi sendo aglutinado em torno da proposta de criação da rede um grupo formado por pessoas interessadas na mídia, a partir das suas relações – diretas ou tangenciais – com a história. Vieram então colegas que espreitam a mídia pelos mais diferentes vieses: a historiografia, a linguagem/discurso, as relações socioeconômicas, a cultura, a antropologia, a filosofia, a organização comunicativa, enfim, muitos olhares sobre um mesmo objeto científico. O que se tornou muito interessante, porque deu a uma ideia pequena uma dimensão de grande área de investigação.
Foram incorporados à rede – ainda sem nome, até antes do fim do encontro – grupos de pesquisa, como Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO), Grupo de Pesquisa de Mídia Jornalística (G.Mídia), Núcleo de Pesquisa em Comunicação Midiática e Institucional, Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC), Núcleo de Pesquisa Estética e Mídia  (NUPEM), Núcleo de Produção e Pesquisa da Imagem (NUPPI) e Laboratório de Convergência de Mídia (LABCOM). Com os grupos, vieram os professores e os cursos onde trabalham.
A Rede também conseguiu agregar um conjunto de cursos de graduação, programas de pós-graduação e universidades e faculdades particulares, construindo uma ótima oportunidade de dar organicidade às pesquisas, que em geral andam isoladas. Vieram somar com a iniciativa professores e/ou estudantes vinculados aos curso de História da Uema, curso e mestrado em História da Ufma, cursos de Comunicação da Ufma São Luís e Imperatriz, curso de Ciências Sociais da Ufma, cursos do Ifma, curso de Filosofia da Ufma, cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade São Luís, curso de Publicidade do Uniceuma, Dinter em Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.
Destaque também para a presença, na reunião de lançamento, da Fapema, a única entidade pública de fomento às pesquisas científicas do Maranhão. Com ela como parceira, será mais fácil o encaminhamento das ações específicas de uma rede de pesquisa.
E que ações, então, a Rede se propõe a empreender? A partir de 2013, quando será realizado o seu primeiro evento científico e aprovada a sua estrutura institucional (estatuto, regimento, diretoria, formas de participação, formas de sustentação etc), deverão ser feitas ações como: eventos anuais para reunir pesquisadores e pesquisas sobre mídia maranhense; formação de um acervo, impresso e em outros formatos e sua disponibilização; publicação de obras raras sobre estudos de mídia estadual; concursos de monografias; criação de uma identidade visual; criação de um site; formação de uma memoriabilia; incentivo à pesquisa na área, em nível de graduação e pós-graduação, dentre outras.
A rede tem um forte sentido de unidade, de somar individualidades em prol de muitos objetivos em comum. Talvez por isso, a professora Letícia Conceição tenha proposto, ao fim do encontro, um nome bem sugestivo para batizá-la: Remar. Um nome que aventa união, movimento, um nome afeito à identidade do nosso estado das muitas águas (de mar, de rio, de cachoeiras), um nome que nos remete à união de muitos para “tocar o barco em frente”.
A Remar surgiu, nasceu e agora precisa crescer. Venha remar conosco.

Nenhum comentário: