Compartilhe

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O PDT DE TRÊS CABEÇAS

Uma aberração na genética política do Maranhão gerou um partido militando em três candidaturas de prefeito em São Luis.

Oficialmente, o PDT faz parte da coligação “Muda São Luís”, cujo candidato a prefeito é o deputado federal Edivaldo Holanda Junior (PTC), ungido por Flavio Dino (PCdoB).

A aliança trabalhista-cristã é abençoada pelo deputado federal Weverton Rocha, herdeiro político do ex-governador Jackson Lago.

Outra parte do PDT integra a campanha à reeleição do prefeito João Castelo (PSDB). Os secretários municipais Julio França e Clodomir Paz preferem o conforto do ninho tucano a uma aventura com Holanda Junior.

O PDT é tão grande que ainda sobrou um fragmento para o ex-prefeito e ex-trabalhista Tadeu Palácio (PP).

Circula na internet uma foto com várias lideranças pedetistas abraçando a candidatura de Palácio, entre as quais estaria o ex-deputado estadual Rubem Brito.

Ninguém pode desprezar a influência do PDT nas eleições de São Luís. Desde o primeiro mandato de Jackson Lago na Prefeitura, em 1988, os trabalhistas começaram a montar uma poderosa teia política na cidade.

O partido tem uma expertise no ramo de capturar lideranças comunitárias, gestores de escolas, grupos de jovens, igrejas, escolinhas de futebol amador, organizações carnavalescas, folclóricas, diretores de postos de saúde e uma vasta rede de operadores do micropoder urbano, estendendo-se aos longínquos bairros da zona rural.

Um dos organizadores dessa rede é Clodomir Paz, homem forte de todos os mandatos do PDT em São Luis e na curta temporada de Jackson no Governo do Estado.

Clodomir é mau candidato, mas excelente organizador de campanha. Conhece cada palmo da cidade e sabe fazer o voto chegar na urna. O apoio de Paz é fundamental na corrida de Castelo à reeleição.

Weverton Rocha é o sucessor ungido por Jackson Lago no PDT. Com o apoio do cacique nacional Carlos Luppi, defenestrou quase todos os adversários na disputa pelo controle cartorial da legenda.

Clodomir Paz e Weverton Rocha representam duas gerações do PDT no controle de São Luís desde 1988, culminando em 2008 com o apoio do então governador Jackson Lago ao tucano João Castelo.

Aí já se vão 24 anos...podendo ampliar mais. Ganhando Castelo, Tadeu ou Edivaldo, o PDT continua na Prefeitura e reagrupa tudo.

Em 2012, aparentemente, só ficaram fora da eleição os pedetistas Igor e Clay Lago, respectivamente, filho e ex-esposa de Jackson Lago.

Ambos foram banidos da estrutura dirigente do PDT por Weverton Rocha. Restaram a Igor e à viúva de Lago a criação do Comitê da Resistência Democrática, autor de diversos manifestos que expõem as vísceras do brizolismo ludovicense.

Jackson Lago não merecia isso daquele menino que ele abraçava nos palanques do Maranhão inteiro anunciando como seu sucessor no PDT.

Um comentário:

MDBrito disse...

Apenas colocas uma luz negra na história de JAckson Lago quando relaciona W.R como seu herdeiro político. Talvez todos estes fatos mudem este partido que muito me intriga e a custas dos desmandos hoje inexiste ideologcamente.