Compartilhe

terça-feira, 3 de julho de 2012

ELETRONORTE PÁRA POR 72 HORAS


Trabalhadores, em Campanha Salarial, podem fazer greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores da Eletronorte farão paralisação de 72 horas, de 04 a 06 de julho, como parte das atividades de mobilização da Campanha Salarial Nacional da categoria. A paralisação atinge todas as empresas do Sistema Eletrobrás e é coordenada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários da Federação Nacional dos Urbanitários (CNE-FNU), em parceria com os sindicatos estaduais.

Os eletricitários estão indignados com a forma como a direção da Eletrobras e o Governo Federal estão conduzindo as negociações da Campanha Salarial 2012. Segundo Fernando Pereira, diretor do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão e da Federação Nacional, a contraproposta apresentada pela empresa foi desrespeitosa e o Governo se recusa a conceder reajuste salarial até 2014.

Ele explica que “o consumo de energia no Brasil aumentou em 78% nos últimos dez anos e a receita operacional líquida da Eletrobrás cresceu em 22% no mesmo período, ou seja, os eletricitários são atores indispensáveis no processo de crescimento do Brasil e são responsáveis pelo sucesso do setor elétrico brasileiro, que é uma referência internacional, no entanto, na hora de reconhecer e valorizar essa categoria, Governo e Eletrobras agem com profundo desrespeito”. Fernando Pereira aponta ainda a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado caso não haja avanços na próxima rodada de negociação, marcada para 11 de julho, em Brasília.

No Maranhão, a paralisação acontece em todas as localidades da Eletronorte -  São Luís, Miranda, Peritoró, Presidente Dutra, Imperatriz e Porto Franco- mas os serviços essenciais serão mantidos, conforme determina a lei, inclusive com troca de turno a cada 24 horas. A concentração em São Luís ocorre na sede da empresa, no Sacavém.

Nenhum comentário: