Compartilhe

terça-feira, 12 de junho de 2012

EQUOTERAPIA COMPLETA 5 ANOS EM IMPERATRIZ

Andar a cavalo é muito mais do que apenas diversão. Para os praticantes da Equoterapia em Imperatriz, há cinco anos essa atividade é uma forma de tratamento que trás benefícios físicos, piscológicos, educativos e principalmente social.
A ideia de fundar uma unidade de Equoterapia na cidade surgiu quando alguns integrantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Imperatriz fizeram uma visita ao Parque de Exposição e perceberam como a interação entre cavalo e o portador de necessidades especiais era benéfica.
Tempos depois, o Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL) e a prefeitura fizeram uma parceria para que o projeto acontecesse. No dia 16 de julho de 2007 o Programa Municipal de Equoterapia foi implantado.
Hoje o programa tem 40 praticantes e são atendidos 10 por dia de terça as sextas-feiras, no horário das 17h às 20h30. A equipe de profissionais que trabalham no programa é composta por: 1 psicólogo, 1 fonoaudióloga, 1 pedagogo, 1 equitador, 1 educador físico, 2 guias, 1 auxiliar de serviços gerais e o coordenador.
O programa é voltado principalmente para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), ou seja, pessoas com síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, hiperatividade, fobias, síndrome de pânico, transtornos musculares, problemas respiratórios, problemas cardiovasculares e problemas circulatórios dentre outros.
O tratamento dura em média dois anos para cada praticante, esse tempo pode variar de acordo com o tipo de necessidade e dos resultados obtidos.
As pessoas que participam desse tratamento apresentam melhoras principalmente nas áreas de automotivação, confiança, reconhecimento dos limites, diminuição da agressividade, melhora na comunicação entre outras; ou seja, a Equoterapia favorece aos seus praticantes uma verdadeira inclusão na sociedade.
(Assessoria de Comunicação)
Contatos:
Pamella Bandeira: 84191720
Nilzeth Alves: 81430054
Rosana Barros: 8042428
Roseane Cardoso: 81497409

Nenhum comentário: