Compartilhe

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PROFESSOR SEBASTIÃO SQUIRRA ABRE A XII SEMANA DE COMUNICAÇÃO

O professor Sebastião Squirra, da Universidade Metodista de São Paulo, será o conferencista de abertura da XII Semana de Comunicação, abordando o tema “Múltiplas telas: narrativas midiáticas contemporâneas”, dia 29/05 (terça-feira), às 17h, no auditório da biblioteca do CCSo (Centro de Ciências Sociais).

A XII Semana de Comunicação será realizada de 28 de maio a 1º de junho, no campus do Bacanga, oferecendo aos participantes uma série de atividades: conferências, lançamento de livros, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, mostra de filmes e outros eventos paralelos.

Segundo a professora Larissa Leda, integrante da comissão organizadora do evento, a Semana da Comunicação é um evento anual realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a responsabilidade do Departamento de Comunicação Social, mas que abrange toda a comunidade acadêmica da área das Ciências Sociais Aplicadas, devido à abrangência do tema dos eventos.

As atividades iniciam dia 28 (segunda), às 14h, com a 5ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais, no auditório da Biblioteca do CCSo (Centro de Ciências Sociais). À noite, a partir das 18h, haverá lançamento de livros dos professores do Curso de Comunicação.

O evento visa promover um espaço de trocas de informações entre professores e alunos acerca dos debates teóricos no campo da Comunicação e das novas possibilidades narrativas que emergem a partir das experiências contemporâneas que aparecem em múltiplas telas.

Dentro da XII Semana de Comunicação acontece a II Jornada de Pesquisa e Extensão, um espaço para alunos, professores e profissionais apresentarem o resultado de produtos de comunicação desenvolvidos no mercado e na academia, bem como o resultado de pesquisas de Comunicação desenvolvidas.

Segundo a organização do evento, serão apresentados 49 produções científicas II Jornada de Pesquisa e Extensão, distribuídos em 6 Grupos de Trabalho (GTs) diferentes. 

“A II Jornada de Pesquisa e Extensão tem o objeto de debater, junto à comunidade universitária, os resultados já alcançados e o andamento de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos tanto pela UFMA quanto por outras Instituições de Ensino Superior participantes do evento”, explica Larissa Leda.

Outro evento paralelo da semana é a III Semana do Audiovisual, que terá a exibição de documentários, mesas redondas e mostra de filmes produzidos por estudantes e professores. Um dos destaques da III Semana do Audiovisual é a exibição do documentário “O fim e o princípio”, de Eduardo Coutinho, seguido de comentários do documentarista Betto Matuck, dia 30 de maio (quarta-feira), às 18h30, no auditório da Biblioteca do CCSo.

OFICINAS
A XII Semana de Comunicação vai oferecer três oficinas, durante os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 9h30 às 11h30. As oficinas oferecidas são de Telejornalismo (Márcio Carneiro), Linguagem fotográfica (Áurea Ewerton), Roteiro técnico, filmagem e edição (Eugenio Itskovich e Carlos Benalves) e Produção hipermidiática (Patrícia Azambuja).

Mais informações no site www.semanacomunica.ufma.br

Nenhum comentário: