Um encontro entre os quatro pré-candidatos dos partidos de oposição a João Castelo (PSDB) e Roseana Sarney (PMDB) para as eleições de 2012 reforçaram a intenção de escolher candidato único para a disputa, apoiados por todos os nove partidos que já declararam apoio à proposta de mudança na prefeitura de São Luís.
Participaram do evento ontem, na Assembléia Legislativa, os pré-candidatos Edivaldo Holanda Junior (PTC), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) e Tadeu Palácio (PP), com o apoio de pré-candidatos e lideranças do PCdoB e de partidos aliados como o PRTB, PHS, PPL, PDT e a resistência do PT (não alinhada à oligarquia Sarney nem a Castelo).

“Povo, política e programa para a nossa cidade” são, segundo o deputado estadual licenciado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), os três critérios que definirão qual entre os pré-candidatos apresentados ao povo de São Luís para disputar a eleição contra João Castelo tomará a frente da disputa eleitoral a partir de 6 de julho.

O primeiro dos critérios vai levar em consideração o resultado das pesquisas, quantitativas e qualitativas, que ouvirá qual o sentimento das ruas em relação aos pré-candidatos. O segundo (política) levará em conta as alianças e a capacidade de aglutinação que o candidato apresenta em torno de si. Já quanto ao programa para a cidade, é necessário que o candidato escolhido tenha projetos concretos de mudança para o modelo de gestão hoje instaurado na prefeitura de São Luís.

Com a palavra, os pré-candidatos

 
Escolhido através de sorteio, o primeiro pré-candidato a falar foi Roberto Rocha. O socialista destacou a importância de uma gestão integrada entre as secretarias, que consiga agregar os trabalhos das pastas da prefeitura para obter resultados concretos para a população. “É preciso método, conhecimento do processo e liderança para fazermos uma gestão integrada, com padrão único de secretariado,” indicou Rocha.

O ex-deputado federal também frisou a importância do Porto do Itaqui, que não é bem aproveitado pela cidade e precisa trazer mais retornos para a população de São Luís. “O Itaqui não pode ser apenas uma porta para o mundo, tem que ser um porta para dentro, para que o povo participa, que atenda as necessidades da cidade,” sugeriu.

Eliziane Gama (PPS) chamou atenção para que a prefeitura de São Luís tenha um olhar mais humanizado para os problemas da cidade. Falando de educação, saúde, saneamento básico, segurança e direitos humanos, a deputada estadual e pré-candidata à prefeitura de São Luís afirmou: “Precisamos olhar para o futuro resolvendo os problemas do presente.”

Para ela, é necessário ter sensibilidade para enxergar os problemas do povo, principal preocupação que deve ter o grestor público. "Nos preocupamos com a pessoa humana é por isso que estamos percorrendo as feiras, os sindicatos, as escolas com o Fala São Luís, para saber dos asseios da população e construir um plano de governo a partir desta contribuição”, disse Eliziane Gama.

O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP), destacou a importância da união entre os pré-candidatos. “Não se trata de disputa, o que temos aqui são forças unidas” para eleger o próximo prefeito, trazendo propostas de modificação no cenário político de São Luís. Segundo ele, dois verbos darão o tom da eleição: “continuar” e “mudar”. Para ele, a opção que apresentará propostas consistentes para São Luís está na mudança que todos os pré-candidatos podem apresentar à população.

Tadeu destacou a importância que, durante seu mandato, deu ao transporte público, com a implantação de cinco terminais rodoviários na cidade e a inexistência de greve de motoristas enquanto foi prefeito. A educação, outro ponto de destaque, tinha especial atenção em sua gestão. O ex-prefeito lembrou os diversos prêmios “Amigo da Escola” que recebeu em nível nacional.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) ressaltou que São Luís precisa, além de mudança, de uma transformação. Para o deputado federal licenciado e pré-candidato à prefeitura, é importante transformar o crescimento econômico de São Luís em desenvolvimento para a população.

Para Júnior, respostas como educação de qualidade, investimento qualitativo na saúde, na mobilidade urbana (com outras opções de transporte além do ônibus) e garantia de emprego e renda para os cidadãos são esperadas para que São Luís possa se desenvolver.

“A jovialidade de Edivaldo Holanda Júnior, a metodologia de Roberto Rocha, a sensibilidade de Eliziane Gama e a experiência de Tadeu Palácio nos farão vitoriosos nessas eleições,” resumiu o pré-candidato a vereador Pedro Celestino (PP), após a manifestação de todos os pré-candidatos a prefeito.

Auditório lotado


Todos os nove partidos da base aliada de oposição estiveram presentes no debate “São Luís, outros 400”, que teve mediação do deputado estadual Birado do Pindaré (PT).

O deputado faz parte do grupo de resistência petista, que não apoia a candidatura de Washington Oliveira (PT) à prefeitura de São Luís com o apoio da governadora Roseana Sarney (PMDB).

“Estou sendo fiel às nossas convicções. Fui eleito no palanque das oposições, sou deputado de oposição e é na oposição que fincaremos nossas trincheiras de luta,” informou o petista.

O deputado estadual Rubens Pereira Júnior, ao manifestar-se pelo PCdoB, demonstrou a importância do evento para construir um novo campo político em São Luís e em todo o Maranhão: “O ‘Outros 400’ é emblemático porque vem em uma data importante para a cidade, em que ela vai mostrar que pode fazer mais daqui para frente e vamos saber aproveitar essa chance” e completou:

“Outros, se tiverem 400 anos de chance, deixarão para fazer tudo no último ano, o ano da eleição”.

Da Redação Vermelho / Maranhão