Compartilhe

sexta-feira, 20 de abril de 2012

TERMELÉTRICA VAI QUEIMAR CARVÃO MINERAL EM SÃO LUIS


Nos arredores do Porto do Itaqui, o empresário Eike Batista ergue a maior chaminé de São Luís. A termelétrica já fez os primeiros testes queimando carvão mineral, um combustível altamente poluente, rejeitado no mundo inteiro, mas prontamente acatado no Maranhão.

As montanhas de carvão mineral vêm da Colômbia. 

A termelétrica fica localizada a menos de 6 km, em linha reta, do Parque Estadual do Bacanga, onde estão instalados vários poços da Caema, responsáveis pelo abastecimento de 20% da água da capital. 

Quando a termelétrica começar a funcionar plenamente, o parque vai funcionar como pluma de contaminação, absorvendo as substâncias tóxicas emanadas da queima do carvão mineral.

Ninguém é contra a implantação de indústrias no Maranhão, mas as condições geológicas de São Luís (uma ilha de solo poroso) não adequam-se a esse tipo de indústria pesada. 

Dentro da ilha deveriam ser instalados outros arranjos produtivos, capazes de gerar emprego sem fortes impactos ambientais. Uma política agrícola para a zona rural da ilha também poderia ser um importante incremento na economia local.

A Alumar, já anunciando a retirada de São Luís, vai deixar para nós os lagos de lama vermelha, após 20 anos despejando rejeitos de bauxita no solo da ilha. A termelétrica de Eike Batista ainda não começou a operar, mas já assusta.


Um comentário:

Thomas disse...

Brasil, país onde o Capetalismo imperar.