Compartilhe

sábado, 7 de abril de 2012

SEMANA SANTA: JUDAS

O vice-governador Washington Oliveira (WO) é o ator político perfeito para interpretar a personagem de Judas.

Quando chegou ao Maranhão, oriundo do PC do B, engajou-se no movimento sindical e ajudou a fundar a CUT, junto com Raimundo Monteiro.

Nessa época, ao lado de militantes históricos como Augusto Lobato, apoiava a luta pela reforma agrária, como no episódio da ocupação da fazenda Tiracanga.


Mas, aos poucos WO foi mudando de lado, até entregar-se de vez à oligarquia Sarney. Em 2010, depois de sofrer uma derrota no Encontro de Tática Eleitoral do PT, que decidiu fazer aliança com o PC do B para o Governo do Maranhão, WO deu um golpe.

Organizou um manifesto apócrifo e, com o apoio da direção nacional do PT, vestiu a camisa do partido em Roseana Sarney (PMDB).


Em troca, virou um vice-governador patético, sem qualquer importância no governo. Ganhou de brinde a candidatura de prefeito de São Luís em 2012, onde deve ter um desempenho desastroso.

O grande teste vai ser desfilar pelas ruas da capital, pedindo votos, com o carimbo de Sarney e do DEM na estrela do PT.

Pessoalmente, nos negócios com a oligarquia, WO vai bem. Mas vai entrar para a História com dois títulos.


Primeiro: o de um vice-governador medíocre, mera figura decorativa nas colunas sociais de Pergentino Holanda, quase um bobo da corte.

Segundo, mais emblemático, o de maior traidor da esquerda no Maranhão em todos os tempos.

No sábado de Aleluia de 2010 Washington Oliveira foi homenageado nos criativos versos do Testamento do Judas do Laborarte, feito por Zeca Tocantins e Samuel Barreto.

Vale a pena rever:

I
Bem-vindos sejam bem-vindos
A essa hora fatal
Onde o PT adormece
Na maior cara-de-pau
Nos braços de Roseana
Quem diria que esse drama
Terminasse em bacanal.

XIX


Quero agora informar
Meu poder de devoção
Quando falo de eleição
Esqueço até que tem lei
Monteiro foi a parteira
Se vendeu com Macaxeira
Para a família Sarney.

Nenhum comentário: