Compartilhe

sexta-feira, 6 de abril de 2012

ENCONTRO COM CINEMA EXIBE “ZABRISKIE POINT”, DE MICHELANGELO ANTONIONI


Sábado, dia 7 de abril, às 19h, no Chico Discos (rua de São João, esquina com Afogados, Centro). O evento é aberto ao público. 

Sinopse

Zabriskie Point é um retrato da América do Norte nos anos 60, na perspectiva de dois jovens: Daria, estudante de antropologia que ajuda a construir uma cidade no deserto de Los Angeles, e Mark, que largou os estudos e é procurado pela polícia sob suspeita de ter assassinado um policial
durante um tumulto estudantil.


 
Informações sobre o filme
Gênero: Drama
Diretor: Michelangelo Antonioni
Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1970
País de Origem: USA
Idioma do Áudio: Inglês

"Zabriskie Point" é um filme menos conhecido do Antonioni. Famoso por seu cinema que trata do tédio e da incomunicabilidade em obras antológicas como "A Aventura", "A Noite", "O Eclipse" e "O Deserto Vermelho", Antonioni aportou nos EUA alavancado pelo sucesso de seu filme "Blow-Up – Depois Daquele Beijo" para produzir sua única obra em terras norte-americanas: "Zabriskie Point" (idem, EUA, 1970).

As posições políticas de Michelangelo Antonioni fizeram da película um projeto controverso desde o começo. A produção foi atacada pelos grupos opostos ao antiamericanismo mostrado no filme.

O FBI manteve agentes que revistavam técnicos e elenco; as locações foram assediadas por direitistas que vieram protestar contra uma cena de profanação à bandeira americana que, na realidade, nunca existiu; o xerife de Oakland acusou Antonioni de provocar tumultos apenas para filmá-los; as autoridades do Death Valley Park inicialmente não permitiram que Antonioni filmasse em Zabriskie Point (que é o ponto geográfico mais baixo dos EUA) porque pensaram que ele planejava encenar uma orgia no local (cena que Antonioni até imaginou realizar, mas nunca considerou seriamente filmá-la); e o escritório da Advocacia-Geral americana em Sacramento abriu investigações relativas ao citado antiamericanismo do filme e ainda sobre possíveis violações ao "Mann Act", uma lei de 1910 que proíbe o transporte de mulheres "para conduta imoral ou prostituição", durante as filmagens no Death Valley (ambas as investigações foram posteriormente arquivadas).

Por tudo isso, o filme foi na época um fracasso absoluto de público (inclusive o da contracultura, que o interpretou muito, muito mal...) e crítica.

Linda fotografia e música sensacional de, entre outros ícones do psicodelismo, Pink Floyd e Grateful Dead. Um dos quatro roteiristas é o ainda jovem Sam Shepard. Os casais fazendo amor em Zabriskie Point é uma cena absolutamente antológica.

Mas o grande lance é o final do filme, se por acaso o assistirem, irão reconhecer algo semelhante em um filme do diretor David Fincher...só que não falo qual é !!!

Divulgação: Beto Matuck

Nenhum comentário: