Compartilhe

domingo, 11 de março de 2012

FRENTE LIBERAL: PT DE SARNEY QUER ALIANÇA COM O DEM



São cada vez mais intensos os diálogos entre a banda sarneísta do PT, controlada pelo vice-governador Washington Oliveira (WO), e a direção do DEM no Maranhão.

O DEM é controlado pela família Fecury, um dos satélites da oligarquia Sarney, interessada no acordo.

Para o vice-governador WO “é uma honra” ter o Democratas na composição da chapa com o PT.

A direção nacional do PT não costuma recomendar alianças com o DEM, mas o vice-governador está disposto a costurar a Frente Liberal-Petista em São Luís.

Trata-se de uma tentativa desesperada de mostrar força para vencer a prévia indireta contra o deputado estadual Bira do Pindaré, bem posicionado na militância petista e com um cenário favorável para a vitória.

O prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição, torce para que o candidato do PT seja Washington Oliveira, sem votos em São Luís e carimbado pela tatuagem de Sarney, sempre derrotado na capital.

Registro importante: o próprio Oliveira já experimentou a queda de votação quando aliou-se a Sarney em 2006.

Candidato a deputado federal várias vezes, WO chegou a ter cerca de 22 mil votos em São Luís em 2002, caindo para pouco mais de 6 mil em 2006.

Ao contrário do desempenho para baixo de Washington, Bira do Pindaré já derrotou o atual prefeito João Castelo, em 2006, na disputa para o Senado. Em São Luís Bira teve aproximadamente 171 mil votos e Castelo cerca de 150 mil.

Na capital está concentrada uma massa de voto crítico avessa a Sarney. Se o PT tiver um candidato como WO é derrota certa. Será um novo “Força Total”, slogan do candidato a prefeito Jaime Santana, em 1985.

A “Força Total” virou troça na cidade. Santana tinha apoio do presidente José Sarney, do governador Epitácio Cafeteira e do prefeito Mauro Fecury.

Com uma campanha milionária, Jaime Santana perdeu a eleição para Gardênia Gonçalves (PDS), esposa do atual prefeito João Castelo (PSDB). Os castelistas querem repetir a surra em 2012.

Mas o Maranhão é um lugar tão exótico que, na idéia Sarney, é melhor deixar Castelo ganhar o vice-governador sem voto.

Para Sarney o importante é desmoralizar e fragilizar o PT ainda mais. E a candidatura do vice-governador Washington Oliveira é perfeita a esse propósito.

Com o DEM junto do PT, fica ideal.

Nenhum comentário: