Compartilhe

sexta-feira, 30 de março de 2012

ENCONTRO COM CINEMA EXIBE "O ESPELHO"

O filme "O Espelho", do cineasta russo Andrei Tarkovski, será exibido neste sábado (31), na sessão Encontro com Cinema, pontualmente às 19h, no Chico Discos (rua de São João, esquina com Afogados - Centro). O evento é aberto ao público.


Considerada uma das obras mais envolventes e profundas de Tarkóvski, "O Espelho" a princípio seria uma série de entrevistas com a mãe do cineasta, mas se transformou numa meditação lírica e complexa sobre o amor, a lealdade, as memórias do autor, da mãe dele e a história.


Trata-se de uma surpreendente confissão da vida do cineasta, com um espelho quebrado, intercalando memórias de uma infância sofrida com realidades adultas e resultando numa autobiografia abstrata e numa evocação à inocência da infância.


Um filme radioso e sublime que pode ser encarado como o trabalho de um homem que encontrou a sua voz e que aprendeu a expressar-se na sua própria forma mais poderosa.


Sobre o filme, o crítico Marcelo Rennó escreveu: O Espelho é, antes que um filme, uma autêntica obra de arte. As imagens são belíssimas e contundentes, significando sempre mais do que o que está enquadrado. O enredo, se é que existe no sentido mais careta do termo, é um mix de lembranças de uma infância durante a Segunda Guerra Mundial, de uma traumática separação dos pais, da melancólica mãe e de cenas de arquivo da história soviética no Século XX, tudo em um quadro onírico e nostálgico. Provavelmente o trabalho mais autobiográfico do Tarkóvski, e talvez por isso mesmo tanta dificuldade ele tivera para concluir esse filme."


Depois do longa, será oferecido aos presentes um cardápio musical com sons de várias regiões do mundo. Antes, às 17h, o simpático brechó Matriosca estará aberto, oferecendo roupas e acessórios a preços acessíveis.


SERVIÇO:

Encontro com Cinema

Filme: O Espelho, de Andrei Tarkovski

Quando: Dia 31 de março (sábado), às 19h

Local: Chico Discos (Rua de São João, esquina com a Rua dos Afogados)

Entrada franca


Gênero: Biografia/Drama
Diretor: Andrei Tarkovski
Duração:
1h47mn
Ano de Lançamento:
1975
País de origem:
União Soviética

Elenco: Margarita Terekhova, Ignat Daniltsev, Larisa Tarkovskaya e Alla Demidova

Nenhum comentário: