Compartilhe

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA BATALHA NO PT EXPÕE OS MÉTODOS SÓRDIDOS DO VICE-GOVERNADOR

Quem leu superficialmente o noticiário sobre a reunião do diretório municipal do PT, dia 28/01 (sábado), pode até pensar que o placar de 30 votos contra 14 foi uma vitória folgada.

Mas não foi não. Os 30 votos correspondem a 2/3 dos 44 membros do diretório municipal, onde o vice-governador Washington Oliveira (WO) age como caudilho das ditaduras latino-americanas dos anos 1960.

WO e sua turma pregaram eleição indireta para definir o candidato do PT à Prefeitura de São Luís em 2012, negando a tradição das prévias com a participação dos filiados no processo interno petista.

Os agrupamentos liderados pelo deputado estadual Bira do Pindaré defenderam as prévias, sustentando o princípio democrático da participação dos filiados na definição do candidato.

Oliveira tinha apenas 29 votos e temia perder a disputa. O trigésimo voto foi capturado na marra, fazendo mudar a posição de um integrante do diretório, anteriormente afinado e declarado apoiador das prévias.

Após muita pressão da tropa de choque de WO, o trigésimo voto foi capturado aos 45 minutos do segundo tempo, com uma série de investidas de vários emissários do vice-governador, no transcurso da reunião do diretório.

O vice-governador não teve coragem de aparecer na reunião, mas monitorou as investidas para fazer a lambança, revelando um PT mergulhado nos esgotos da política, onde Washington Oliveira é um bicho muito perigoso.

A pré-campanha de WO à Prefeitura de São Luís é coordenada por Ricardo Murad, após um acerto com o senador José Sarney (PMDB), para impedir que o vice assuma o governo em 2014, quando Roseana Sarney tirar licença para disputar o Senado.

Não está nos planos de Sarney entregar o governo para WO durante a licença de Roseana. E arranjaram para o vice a candidatura de prefeito, no esquema de elegê-lo ou metê-lo em alguma trama que o inviabilize no futuro.

Passada a reunião do diretório municipal, está definido que o PT vai escolher o candidato a prefeito pela via indireta. WO venceu apertado e na marra a primeira batalha.

Agora os petistas vão formar chapas e eleger delegados para o próximo encontro que vai definir o candidato.

Dois projetos estão em disputa. O PT vai decidir se quer uma candidatura autêntica, com Bira do Pindaré, ou uma laranja de Sarney - Washington Oliveira.

A guerra só começou.

3 comentários:

Guto disse...

Ed,
Bem vindo de volta. Já estávamos sentindo falta das notícias e análises.
Essa história do PT e do WO demonstra o cúmulo da traição e da insensatez. As pessoas traem suas trajetórias, seus discursos e a esperança amealhada em anos de uma luta na qual muitos acreditaram.
No fim, infelizmente, chegamos à conclusão que tudo não passava de enganação para se aproximar do poder e se aliar à oligarquia.

Guto

ludovicus disse...

Essa macaxeira vai apodrecer prematuramente, e muito chocolate ácido.

Anônimo disse...

Espero que me conceda a honra de publicar este comentário.
Bem, nesta mesma linha de pensamento, ou seja dentro de uma aliança entre WO e Sarney, poderemos dar o mesmo tratamento aos companheiros Lula e Dilma? Ou até mesmo à alianças de lideranças do PT com o PSDB maranhense?
Uma análise de conjuntura política sobre o PT tem que ser nacional, caso contrário ele se torna pessoal.