Compartilhe

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

NO JOGO POPULAR O PALPITE NÃO É BEIJA-FLOR

Samuel Marinho *

Público não aprova homenagem a Joaosinho Trinta


Na época em que a Beija-Flor de Nilópolis era admirada, sobretudo pela criatividade de Joaosinho Trinta, a escola ostentou durante anos o título de preferida do público nas pesquisas que eram realizadas pelo IBOPE na Marques de Sapucaí.

A identificação do público com o carnavalesco maranhense era tamanha, que chegou a ser registrada no célebre samba-enredo da União da Ilha de 1990, um ano após o apoteótico desfile da Beija-Flor: “É no sonho de sonhar, é menino sonhador, no jogo popular o palpite é Beija-flor”.

Mas no desfile do último domingo, que prestou ao final uma homenagem a João, o público parece não ter entendido muito bem o recado da escola de Nilópolis.

A Beija-Flor, a exemplo do que ocorreu no ano passado, ficou em último lugar na pesquisa de preferência do público, que tem sido realizada somente pela internet. O enredo da Beija-Flor, que exaltou na avenida os 400 anos da cidade de São Luís, não ganhou as graças dos telespectadores.

Esse curioso indicador, chamado de “brincadeira” pelos apresentadores da Globo, nos impõe, entretanto, uma questão nada lúdica: será que o público de casa não se rendeu aos encantos da ilha do amor? Ou teria sido um protesto inconteste de uma consciência crítica que evoluiu?

Resta saber qual será o aval dos julgadores do carnaval carioca, que nos últimos 10 anos coroaram seis vezes a Beija-Flor como campeã. O resultado sai nesta quarta.

* Samuel Marinho é contador e servidor público federal.

Nenhum comentário: