Compartilhe

sábado, 15 de outubro de 2011

PROJETO "SEMENTE DIGITAL", CRIADO NA UFMA, SERÁ LANÇADO DURANTE A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Aliar mídias interativas à preservação do patrimônio material de São Luís. Esse é um dos objetivos do projeto Semente Digital, criado no Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom) da UFMA, sob a coordenação do professor Marcio Carneiro.

O projeto Semente Digital, do Labcom, vai ser o representante do Departamento de Comunicação Social da UFMA na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no período de 17 a 21 de outubro, em São Luís, envolvendo atividades e pesquisas de todo o país.

Educação Patrimonial

O projeto Semente Digital pretende conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação do patrimônio material de São Luis, representado pelo seu casario colonial, que vem sofrendo um gradativo processo de deterioração, seja pela ação de causas naturais, como o período de chuvas, ou pela falta de políticas públicas destinadas à conscientização e educação patrimonial da população.

Os idealizadores do Semente Digital pretendem unir novas tecnologias de manipulação de imagens e de produção audiovisual para criar instalações artísticas, bem como fomentar debates e encontros entre especialistas e estudantes para pensar em soluções.

Para a Semana de Ciência e Tecnologia o projeto vai montar uma exposição interativa, nos dias 19, 20 e 21, no Laboratório de TV do Curso de Comunicação Social, ao lado do prédio da Rádio Universidade, das 14 às 18 horas.

Haverá também uma mesa redonda sobre patrimônio e a exibição do documentário Navegar - primeiro projeto de programa interativo produzido no Maranhão e também desenvolvido pelo Labcom, em consórcio com o Lavid, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

O projeto Semente Digital tem o apoio da Fapema (Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e está sendo desenvolvido por alunos bolsistas do Labcom, tendo ainda a participação de alunos da disciplina de Mídias Digitais como monitores.

Programação

Dia 19/10
14h – Abertura
14 às 18 h - Mostra Interativa sobre o Patrimônio Histórico

Dia 20/10
14 às 18 h - Mostra Interativa sobre o Patrimônio Histórico
16 às 18h - Mesa Redonda: Patrimônio Material - Problema ou Solução?

Dia 21/10
14 às 18h - Mostra Interativa Sobre o Patrimônio Histórico
16h - Exibição do documentário NAVEGAR


Saiba mais sobre o Labom no site: http://labcom.webs.com/

Nenhum comentário: