Compartilhe

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CURURUPU DE ANA MARIA BRAGA

Está anunciada para amanhã, no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, uma reportagem especial sobre a cidade de Cururupu.


A matéria é merecida. Cururupu é o maior ponto de referência da Floresta dos Guarás. Tem um potencial turístico gigantesco, com ilhas e praias belíssimas: Guajerutiua, São Lucas, Peru, Ponta Seca, Valha-me Deus etc.


Para complementar as belezas naturais o município oferece ainda a magia da Ilha de Lençóis. Com todo esse conjunto de atrações, Cururupu não consegue criar as condições para atrair turistas.


A rodoviária da cidade é imprestável. Só há um restaurante decente na cidade e um hotel de qualidade. No geral, o profissionalismo para o turismo está longe de chegar lá.


A cidade não tem pessoal treinado nem embarcações específicas para atender ao viajante. Chegar à Ilha de Lençóis é uma aventura porque inexistem linhas regulares de barcos e os pescadores vivem a vida de acordo com as marés da maranhensidade.


A cidade está abandonada, apesar do bem intencionado prefeito Francisco Pestana, cuja administração é muito atrapalhada pelos familiares da sua própria esposa.


Além das praias, o município tem roteiros variados de antigos caminhos com sítios e refúgios agradabilíssimos.


Cururupu é um paraíso, mas está localizado no Maranhão da pilhagem, da corrupção e do abandono. Aí tem tudo para ser um inferno.


Se os repórteres do Mais Você fossem de ônibus e descessem na rodoviária de Cururupu, já teriam uma idéia de onde estão pisando.

4 comentários:

FRANCISCO ARAUJO disse...

Ed, a maranhensidade é o sarneísmo arrependido!
O caminho é o céu. É assim que essa gente chic quer "viver" em São Luís...voando de helicóptero. Por que os globais deveriam se arriscar nesses caminhos e veredas esburacas chamadas de BRs e MAs? Tudo foi feito para o tráfego ser só aéreo. Vejamos: Os tais elevados (ruins e incompletos feitos pela Roseana) não vão ser melhorados, nem se cogita tal coisa...Pois ninguém pode mexer naquele posto de gasolina da Cohama e nem na casa do finado Noronha na Cohab... Os interesses deles estão acima do interesse público, do bem comum, da coletividade... Solução? Voar! Os ricos vão andar mesmo de helicóptero... Não sem motivos de os construtores estão com frotas enormes de helicóptero..estão comprando esse aparelho como se compra hot wheels.
A Ana Maria Braga está certa... vacilar a troco de quê? Se o povo daqui aceita pacificamente tudo isso... por que a equipe dela vai arriscar a vida nesses buracos? Veja a bancada de deputados federais...Cadê a duplicação da BR 135? Essa ilha de Curupu vai ser toda perfurada pelo mega-empresário laranja...
Essa gente quer é transformar o Maranhão em uma sub-colônia de exploração... Já começaram a querer "limpar a terra"...matando os quilombolas... para ficarem com as terras e transformar em campo de mineração..
Sinceramente...
Espero também que Ana Maria Braga também mostre o mais novo cartão postal de São Luís, o mais novo ponto turístico do Maranhão: o molhe da Rainha na ponta D'Areia. Final de semana o molhe está bombando.. legiões de curiosos, a esquadrilha da fumaça em peso defumando o ambiente com erva e outras coisas, turistas do continente, pescadores ocasionais.. O molhe..é uma potência...Pode servir até de pista de pouso de jatinho... De lá você os belos prédios dos milionários e, certamente, os ricaços, do altar de seus apartamentos milionários, observam o "lazer" do "povo" sem se misturar... "Chic" total..
"Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória... mudando como um deus o curso da história....só por causa da mulher"

elizeu Lira disse...

Bravo, FA, me senti redimido pelo seu comentário! Ed, lembrar cururupu, terra erma, me fez sent saudades do MA.

abraços,


Elizeu Lira

ivone lima disse...

... E por ser uma das cidades mais antiga do Maranhão, deveria ser tratada com respeito, ser cuidada. mas infelizmente os seus próprios filhos, hoje na política a "DESPREZAM" deixaram Cururupú tornar-se "TERRA DE NINGUÉM"...
Tantas belezas, tanto TUDO pra ser melhor...
Sou filha da Ilha de " Valha-me-Deus", morei alguns anos em Cururupú e hoje vejo que está pior do que antes... Que TRISTEZA ...

Ivone Lima

Gustavo Barbosa disse...

- é triste ver ,qua pouca coisa possui a beleza de antes , focando no termo , da cidade de Cururupu , é precário a comparação de hoje , pra o que era antes. certamente antes ela era mais linda e mais bem cuidada