Compartilhe

domingo, 24 de julho de 2011

SERÁ QUE DILMA BRINCA COM FOGO AO IMPLODIR SEUS ALIADOS POLÍTICOS?

FONTE: Leonardo Attuch, da revista IstoÉ


Qualquer líder político carrega um pequeno Napoleão dentro de si. Todos projetam uma autoimagem heroica, em maior ou menor escala. Dilma Rousseff não é diferente.


Para quem fugiu ao conforto de uma juventude tradicional, pegou em armas, combateu uma ditadura e depois foi presa e torturada, seria ingênuo imaginar que ela se submeteu a isso para simplesmente chegar ao poder e se comportar como todos que vieram antes dela.


Não. Dilma ainda carrega uma alma revolucionária, por mais que tenha feito concessões ao pragmatismo para estar onde está. E esse ethos guerreiro, de “ousar lutar, ousar vencer”, está presente em suas primeiras ações.


A Dilma que demite numa canetada toda a banda podre – se é que existe uma banda limpa – do PR no Ministério dos Transportes é a mesma menina rebelde dos anos 70. Uma garota que se revolta com o que vê de errado bem diante dos seus olhos.


Não foi à toa que Dilma ganhou dos militares o apelido de “Joana D’Arc subversiva”. O mito introjetado pela presidente na sua mente revolucionária foi o da heroína francesa, que conduziu o Exército do seu país na Guerra dos 100 Anos, contra a Inglaterra. E que, depois de vencer a batalha, foi capturada e queimada viva pelos adversários.


Não por acaso, os líderes do PR fizeram chegar ao Palácio do Planalto a mensagem de que a presidente estaria “brincando com fogo”. Eles ameaçam dar o troco nas próximas votações no Congresso, com o apoio dos caciques de outros partidos aliados, também insatisfeitos com o estilo Dilma.


O ex-presidente Lula, criador da criatura, já sinalizou que está receoso de que ela fique “isolada”. Ao contrário de Dilma, Lula foi um pragmático. Conduziu um Congresso mensaleiro no primeiro mandato e repartiu o pão farto das estatais no segundo.


Dilma tem uma grande vantagem em relação aos antecessores. Se não for candidata à reeleição e estiver apenas esquentando a cadeira para a volta de Lula, como muitos desconfiam, terá mais liberdade para agir como bem entender, podendo garantir um lugar honroso na história.


E o mais provável é que esse fogo do PR e de outros partidos seja apenas um fogo de palha.

Nenhum comentário: