Compartilhe

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DPU DEBATE REPARAÇÃO AOS IMPACTOS DA HANSENÍASE

Acontecerá nesta quinta, dia 28 de julho, às 8 horas, no auditório da OAB, em São Luis, uma reunião da Defensoria Pública da União com a Coordenação Nacional do Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan).


O evento tem como objetivo discutir a reparação dos filhos separados pelo isolamento compulsório promovido pelo Estado brasileiro aos pacientes de hanseníase. Essa reunião faz parte do calendário nacional de atividades organizados pelo Morhan, que discutirá o processo histórico de discriminação dos descendentes de pacientes com hanseníase.


Propõe, ainda, o debate sobre as possibilidades de reparação, pelos poderes públicos, em face aos danos causados a estes cidadãos, visando à melhoria da sua condição social.


A historia dos “filhos separados” tem início na década de 20 do século passado, quando o Governo Federal reputava sem controle a propagação da hanseníase, então denominada lepra, razão pela qual planejou e implantou políticas voltadas especificamente ao combate à doença.


Tais políticas, entretanto, rapidamente se converteram em praticas oficializadas de segregação e preconceito, subjugando brasileiros doentes, ou apenas “suspeitos” de ter a doença, ao confinamento obrigatório em hospitais colônias.


Mesmo após findar a política de segregação, em meados da década de 1980, nunca houve por parte do Estado brasileiro qualquer reparação tendente a melhorar a qualidade de vida de dezenas de milhares de “filhos separados” distribuídos em todos os Estados da Federação.


Diante deste contexto, a DPU, juntamente com o Morhan, discutirão a possibilidade de reparação desses filhos separados.


Ana Carolina Valinhas (Defensora Pública Federal e Coordenadora de Mídia da DPU).


Divulgação: Jorge Prado

Nenhum comentário: