Compartilhe

sábado, 30 de julho de 2011

ADVOGADO E PADRE AMEAÇADOS DE MORTE

NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Central Sindical e Popular (CSP CONLUTAS) solidariza-se com os companheiros Diogo Cabral, advogado militante e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, e o coordenador da CPT, Padre Inaldo Serejo, que, quando acompanhavam os representantes dos trabalhadores rurais do quilombo Salgado (Pirapemas/MA), foram ameaçados de morte pelo latifundiário Edmilson Pontes, no município de Cantanhede/MA.

Conforme informações do advogado Diogo Cabral, a comunidade é perseguida desde 1981. No ano passado ingressaram com um processo de reintegração de posse contra os fazendeiros que praticaram vários atos contra os trabalhadores como destruição de roças, matança de animais, proibição de acessos às fontes de água e ameaças de morte aos trabalhadores. A justiça reconheceu a manutenção de posse dos quilombolas, mas os fazendeiros continuaram a perseguir e ameaçar os trabalhadores.

Infelizmente com a mudança do juiz da Comarca, os fazendeiros entraram com uma ação de reintegração de posse e de forma bem célere a Justiça concedeu a posse aos fazendeiros em 24 minutos. O advogado Diogo Cabral entrou com um agravo e conseguiu suspender a decisão e na audiência preliminar aconteceu a ameaça por parte do fazendeiro.

Esta prática demonstra a situação dramática que vivem as comunidades quilombolas e trabalhadores do campo no Maranhão na luta contra o latifúndio e o agronegócio, onde são vítimas de ameaças, violência, assassinatos e desapropriação de terras por parte do poder Judiciário.

Repudiamos a atitude do fazendeiro Edmilson Pontes e a reintegração de posse aos fazendeiros concedida pelo Juiz da Comarca e exigimos providências por parte da Secretaria de Segurança e do Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

CSP CONLUTAS

Nenhum comentário: