Compartilhe

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TSE PREPARA PLEBISCITO SOBRE A DIVISÃO DO PARÁ

O plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará deve ser realizado em dezembro de 2011, segundo estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso seja aprovada a divisão, o atual território paraense será redimensionado e surgirão dois novos estados: Carajás e Tapajós. O debate ainda é morno entre os eleitores, mas no campo político-partidário já existe uma ampla mobilização.

O plebiscito no Pará reativou a luta pela criação do Maranhão do Sul. Além da instalação dos comitês em várias cidades que pretendem a emancipação do novo estado, há um forte movimento pela divisão na Internet.

No Facebook, o grupo QUEREMOS O MARANHÃO DO SUL já tem centenas de participantes. Nas regiões Sul e Sudoeste a idéia da separação espalhou-se como rastilho de pólvora.

Quando deputado federal, no início dos anos 1990, Sebastião Madeira (PSDB) foi um dos principais entusiastas do Maranhão do Sul. Atual prefeito de Imperatriz, Madeira sonha em abrigar na região tocantina a nova capital.

Os separatistas têm muitos motivos para pedir a independência. O povo do Maranhão, especialmente nos municípios mais distantes, está cansado da destruição e do abandono.

Se nos arredores da capital São Luís o poder público demora a chegar, nos municípios mais distantes as estradas e o desinteresse encarregam-se de agravar a situação. Talvez seja melhor separar e começar tudo de novo.

Nenhum comentário: