Compartilhe

terça-feira, 31 de maio de 2011

XI SEMANA DE COMUNICAÇÃO ABRE COM PALESTRA DA ESCRITORA LUCIA SANTAELLA

Começa hoje, às 18 horas, a XI Semana de Comunicação da UFMA, com oficinas, apresentação de trabalhos científicos, mesas redondas e mostra de filmes. O tema da semana, “Comunicação Compartilhada e Redes Sociais”, será abordado na palestra de abertura pela escritora Lucia Santaella, nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório da biblioteca setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo).

Paralelamente à Semana, serão realizadas a I Jornada de Pesquisa e Extensão e a II Semana do Audiovisual. Os dois eventos visam promover um espaço de trocas de informações entre professores e alunos do curso de Comunicação Social da UFMA nas suas três habilitações (Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas) acerca dos debates teóricos no campo da Comunicação bem como das novas mídias e suas relações com a sociedade da informação.

A semana terá também a participação dos expressivos pesquisadores Marcos Palácios (UFBA), Joana Puntel (PUC-SP), André Pase (PUC-RS) e Erick Felinto (UERJ). Eles vão participar de mesas redonda e conferência nos dias 1º, 2 e 3 de junho, das 16h às 18h.

André Pase será o palestrante na mesa redonda “Uma TV e várias telas: desafios da TV Digital e das redes sociais”, dia 1º, às 16h. O tema “Jornalismo Participativo na Web Mídia Tradicional: alguns problemas éticos decorrentes da incorporação de Conteúdos Gerados por Usuários” será apresentado por Marcos Palácios e Joana Puntel, dia 2, às 16h.

A conferência de encerramento será proferida pelo professor Erick Felinto, com o tema “Tramas de um ‘Metaconceito’: notas sobre o Imaginário das Redes”

Veja a programação completa:

Dia 31 de maio, às 19 horas: Conferência de abertura com Lucia Santaella.

MANHÃ: dias 1º a 3 de junho

Oficinas II Semana do Audiovisual

(1) Telejornalismo Participativo

(2) Narrativas Hipermidiáticas

(3) Apresentação de TV

TARDE: dias 1º a 3 de junho

14h às 16h

I Jornada de Pesquisa e Extensão: apresentação de projetos experimentais e trabalhos científicos de alunos e professores

16h às 18h

DIA 1/6

Mesa Redonda 1:

Uma TV e várias telas, desafios da TV Digital e das redes sociais

Prof. André Pase (PUC/RS)

DIA 2/6

Mesa Redonda 2:

Jornalismo Participativo na Web Mídia Tradicional: alguns problemas éticos decorrentes da incorporação de Conteúdos Gerados por Usuários
Prof. Marcos Palácios (UFBA e Profa. Joana Puntel/PUC-SP

DIA 3/6

Conferência encerramento:
Tramas de um "Metaconceito": Notas sobre o Imaginário das Redes
Erick Felinto (UERJ)

NOITE

Dia 01/06

19h – Cine Praia Grande: Lançamento do filme “O céu sem eternidade”, de Eliane Caffé, e debate

Dia 02/06

Exibição dos filmes Bandeiras Verdes (1979/87) e Fronteiras da Imagem (2010), de Murilo Santos, com relato de 30 anos de experiência do cineasta a partir do reencontro das imagens.

Nenhum comentário: