Compartilhe

quarta-feira, 18 de maio de 2011

LUCIA SANTAELLA ABRE A XI SEMANA DE COMUNICAÇÃO DA UFMA

“Comunicação Compartilhada e Redes Sociais” é o tema da conferência de abertura da XI Semana de Comunicação da UFMA, de 31 de maio, às 18h. A palestra será proferida pela professora titular da PUC-SA, Lucia Santaella, doutora em Teoria Literária e livre-docente em Ciências da Comunicação.


Santeella é presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Recebeu os prêmios Jabuti (2002 e 2009), o prêmio Sérgio Motta (Líber, 2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). Organizou 11 livros e, de sua autoria, publicou 35 livros e perto de 300 artigos em livros e revistas especializadas no Brasil e no Exterior.

A semana terá também a participação dos expressivos pesquisadores Marcos Palácios (UFBA), André Pase (PUC-RS) e Erick Felinto (UERJ). Eles vão participar de mesas redonda e conferência nos dias 1º, 2 e 3 de junho, das 16h às 18h.

André Pase será o palestrante na mesa redonda “Uma TV e várias telas: desafios da TV Digital e das redes sociais”, dia 1º, às 16h. O tema “Jornalismo Participativo na Web Mídia Tradicional: alguns problemas éticos decorrentes da incorporação de Conteúdos Gerados por Usuários será apresentado por Marcos Palácios, dia 2, às 16h.

A conferência de encerramento será proferida pelo professor Erick Felinto, com o tema “Tramas de um ‘Metaconceito’: notas sobre o Imaginário das Redes.”

Saiba mais sobre a semana no site
www.semanacomunica.ufma.br

Veja o currículo completo dos palestrantes:

Lucia Santaella (PUC-SP)

É professora titular da PUCSP com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Vice-Presidente (1989-1999) da Associação Internacional de Semiótica e Presidente (2007) da Charles S. Peirce Society, USA. Recebeu os prêmios Jabuti (2002 e 2009), o prêmio Sérgio Motta (Líber, 2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). Organizou 11 livros e, de sua autoria, publicou 35 livros e perto de 300 artigos em livros e revistas especializadas no Brasil e no Exterior.

Marcos Palacios (UFBA)

É jornalista profissional, com experiência no jornalismo brasileiro (Tribuna da Bahia) e Ph.D. em Sociologia pela University of Liverpool, Inglaterra. Começou sua carreira acadêmica como docente na University College of Swansea, na Grã-Bretanha, em 1980, tendo trabalhado posteriormente no Centro de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA), antes de se transferir para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1986. Foi coordenador de vários programas de pós-graduação nas áreas de Sociologia do Desenvolvimento e Comunicação Social, tendo sido um dos idealizadores do Centro de Estudos em Cibercultura da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia e do Projeto Sala de Aula de Educação à Distância. Ex-diretor da COMPÓS e da SBPJor. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) da Faculdade de Comunicação da UFBA, onde é Professor Titular de Jornalismo, além de catedrático Visitante na Universidade da Beira Interior (Portugal).

André Pase (PUC-RS)

Jornalista, doutor em comunicação, professor de Comunicação Digital e Coordenador da Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais na Famecos/PUCRS. Desde 1995 cria digitalmente e pesquisa convergência de mídias, vídeo na Internet, videogames e narrativas transmidiáticas. Pesquisou as transformações das imagens musicais durante o mestrado e no doutorado estudou como o vídeo online pode ser alternativa para a TV Digital.

Erick Felinto (UERJ)

Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade das Artes de Berlim, possui Doutorado em Literatura Comparada pela UERJ e em Línguas Românicas pela Universidade da California (Los Angeles), bem como Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É pesquisador do CNPq e autor de cinco livros e diversos artigos em áreas como Cibercultura, Teoria Literária e Estudos de Cinema. Atualmente é professor adunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde vem desenvolvendo pesquisas sobre as novas teorias de mídia alemães e a obra de Vilém Flusser.

Nenhum comentário: