Compartilhe

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENTIDADES REARTICULAM O FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA

Várias organizações da sociedade civil reúnem nesta sexta-feira, 6 de maio, para retomar a mobilização do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. O encontro será realizado no campus do IFMA, no Centro Histórico, às 17 horas.


Veja a carta-convite do Fórum:


Caros companheiros em Defesa da Escola Pública de Qualidade no Maranhão,

Há duas décadas, pelo menos, educadores, movimentos sociais e a sociedade civil organizada reúnem-se para a luta e a defesa de uma escola pública de qualidade no Maranhão.

Por exemplo, durante a tramitação da LDB, nos anos 1990, organizações não-governamentais, movimentos populares, sindicais e estudantis, associações de pais de alunos e de trabalhadores da educação organizaram e coordenaram o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública e o Núcleo Estadual da Ação Alfabetizadora no Maranhão (núcleo da RAAAB).

Historicamente, muitas lutas foram empreendidas, ações foram realizadas, políticas implantadas e, no momento, evidencia-se no país inteiro a importância de manter fortalecidos os Fóruns de Educação como espaços de debate e de proposição de uma educação verdadeiramente de qualidade para TODOS os brasileiros, principalmente no momento em que tramita no Congresso Nacional o Plano Nacional de Educação.

Sabe-se que esse plano contém uma série de restrições aos anseios de todos os educadores comprometidos com a luta pela escola pública de qualidade e pela instituição de uma carreira digna para o magistério, como reconhecimento político e social da importância dos profissionais da educação, que efetivamente contribuem para o desenvolvimento do país, mediante a formação de profissionais de todas as áreas, desde o primeiro nível de sua escolarização.

Pela necessidade de dialogarmos sobre o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública do Maranhão, as organizações ASP, CEPP, FORMAÇÃO, HISTEDBR-MA, SINASEFE - Seção Sindical do Campus Maracanã, APRUMA, cujos integrantes estiveram envolvidos no Fórum, nos anos 1990, convidam a todos os interessados para um debate no dia 6 de maio (sexta-feira), às 17 horas, no prédio do IFMA, Centro Histórico.

Nessa reunião teremos como pauta:

- Breve histórico sobre o andamento da mobilização dos Fóruns nos estados.
- A agenda do Fórum Nacional em reunião a ser realizada em Brasília no dia 11 de maio.
- VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude de 24 a 26 de maio

Entidades integrantes do Fórum:


Associação de Saúde da Periferia do Maranhão (ASP), Centro de Estudos Político-Pedagógicos( CEPP), Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-MA), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) - Seção Sindical Campus Maracanã, APRUMA Associação dos Professores da UFMA - Seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN)

Um comentário:

Fatima Felix disse...

Muito importante que o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública de Qualidade possa se rearticular e se fortalecer no Maranhão, inclusive com o apoio dos jornalistas-blogueiros que podem dar visibilidade as ações de organização da luta de setores importantes da sociedade civil que tem uma visão crítica e também propositiva, em relação à Educação e à Política do Estado.
Todo apoio que o Fórum possa ter do Prof. Ed Wilson será importante, pois seu blog tem um grupo de leitores também muito interesante.
Fatima Felix