Compartilhe

sexta-feira, 13 de maio de 2011

ENCONTRO VAI DEBATER POLÍTICAS PÚBLICAS E JUVENTUDE

Organizações da sociedade civil e instituições de ensino público realizam de 25 a 27 de maio, em São Luís, o VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude. O evento acontecerá no auditório do Ministério Público Estadual, na rua Oswaldo Cruz.

Realizado pelo instituto Formação, IFMA, ASP, HISTEDBR, Portal da Educação da Baixada Maranhense e CEPP, o encontro tem entre os objetivos o debate sobre ação cooperativa e solidária dos entes federados para garantia da oferta de políticas públicas integradas de formação e qualificação profissional da juventude.

Os debates visam ainda propor políticas públicas para formação profissional de jovens, via ensino regular e outras modalidades.

A dinâmica do encontro prevê a exibição de vídeos, realização de palestras, mesas redondas e debates com o plenário.

A conferência de abertura sobre “O papel cooperativo dos entes federativos na oferta de políticas públicas para Juventude” será proferida pelo professor doutor Carlos Abicalil, secretário de Articulação do Ministério da Educação.

Temas transversais como trabalho, ciência, tecnologia e cultura vão percorrer os debates.

Um dos momentos construtivos do encontro é a ciranda de vozes da juventude, onde serão expostos e debatidos os anseios e envolvimento dos jovens em diferentes políticas: comunicação, educação, saúde, arte, esportes etc.

Sustentabilidade da alimentação no Maranhão, preservação do meio ambiente maranhense, a situação das águas e energia sustentável também estarão na pauta do evento.

Uma das conferências do encontro vai abordar as políticas para a formação e qualificação profissional dos jovens no país.

Haverá também a mesa redonda sobre o Fórum Nacional de Luta pela Escola Pública, com a participação das professoras doutoras Lisete Regina Gomes Arelaro (USP) e Fátima Felix Rosar, professora aposentada da UFMA e integrante do movimento do Fórum Nacional e no Maranhão, desde sua primeira criação.

VEJA TUDO SOBRE O ENCONTRO NO SITE
http://politicasejuventude.wordpress.com/

Nenhum comentário: