Compartilhe

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DILMA GANHOU NAS CIDADES CONTROLADAS PELO PSDB

A vitória de Dilma Roussef em São Luís, Imperatriz e Açailândia, grandes colégios eleitorais controlados pelo PSDB, demonstrou a fragilidade dos tucanos maranhenses na condução da campanha de José Serra.

Em São Luís e Imperatriz, respectivamente, os prefeitos João Castelo e Sebastião Madeira empenharam-se com todas as forças na campanha serrista.

O prefeito Madeira pretendia associar o sentimento anti-Sarney do imperatrizense a uma votação expressiva em Serra, o candidato de Jackson Lago (PDT) a presidente.

Somadas as três forças (o engajamento de Madeira, de Jackson e a rejeição ao sarneísmo) os tucanos da região tocantina acreditavam na vitória de Serra em Imperatriz.

Resultado em Imperatriz no segundo turno: Dilma obteve 52,26% e Serra 47,74%. No primeiro turno Dilma 35,87% e Serra 33,69%.

Na capital, dois dias antes da eleição, Castelo chegou a promover uma megapasseata pró-Serra, engrossada com funcionários da Prefeitura.

Quando as urnas falaram em São Luís, Dilma teve no segundo tuno 76,70% e Serra 23,30%. No primeiro turno Dilma 70,65% e Serra 15,09%.

Os dois maiores colégios eleitorais do Maranhão foram colocados nas mãos dos tucanos com o apoio decisivo do ex-governador Jackson Lago (PDT). Em 2008, Lago rejeitou Flávio Dino (PC do B) e apoiou Castelo na disputa pela Prefeitura.

Em Açailândia o impacto da derrota de Serra foi menor, porque o PSDB e o PT convivem na maior harmonia. O petista Antonio Erismar, ex-candidato a deputado estadual, é o vice-prefeito do tucano Ildemar Gonçalves.

Já o presidente estadual do PSDB, Roberto Rocha, sai da campanha duplamente derrotado. Primeiro pelo fracasso nas cidades dos prefeitos tucanos. E segundo por não ter conseguido dar repercussão à denúncia de que ele teria sido extorquido na Casa Civil.

Rocha foi à revista Veja na reta final da campanha queixar-se de uma suposta propina exigida por assessores da Casa Civil para resolver uma disputa judicial contra a família Vieira da Silva pelo controle da TV Cidade.

O presidente do PSDB pensava em detonar uma bomba contra o PT/Dilma. Seria um novo efeito Erenice Guerra, mas o assunto não chegou ao Jornal Nacional, como era esperado.

Na reportagem da Veja, Rocha acabou confessando o pagamento de uma parte da propina para adiantar a negociação. A bomba da extorsão, direcionada a Dilma Roussef, acabou explodindo na mão do próprio denunciante. Segundo a revista, Roberto passou de vítima a propineiro.

Mesmo derrotados na eleição presidencial, os tucanos maranhenses ainda têm fôlego na sucessão municipal de 2012. Madeira é praticamente imbatível em Imperatriz. Só perde a eleição se ocorrer uma catástrofe.

Castelo está em fase de recuperação na capital. Se mantiver o ritmo por mais dois anos, é candidato forte à reeleição ou grande cabo eleitoral.

São Luís continua horrível e abandonada, mas o estado da cidade é tão precário que qualquer pequena obra de Castelo é contada com efeitos especiais na propaganda.

Tanto que ninguém agüenta mais assistir àquela peça publicitária da recuperação da estrada de acesso ao Parque Vitória.

Nenhum comentário: