Compartilhe

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ENCONTRO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS EM IMPERATRIZ

Será realizado dia 19 de agosto (quinta-feira), no campus da UFMA de Imperatriz, o I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão. O evento integra o roteiro de atividades realizadas em várias regiões do estado com o objetivo de reorganizar o movimento de rádios comunitárias, desativado desde 2002.

Em parceria com o curso de Jornalismo da UFMA, o encontro visa integrar as emissoras e os comunicadores populares, fazer capacitação e trocar experiências sobre os cenários da mídia regional. Haverá também oficinas de capacitação em comunicação comunitária, gêneros radiofônicos, gestão e locução.

Todas as etapas regionais são preparatórias ao Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, previsto para setembro de 2010, quando será eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (ABRAÇO-MA).

Em cada evento regional são eleitos dois representantes de cada rádio para participar do Congresso Estadual, com direito a voz e voto.

Os estudantes e professores da UFMA e de outras instituições podem participar do encontro, bem como qualquer pessoa interessada no debate sobre a democratização da Comunicação.

A reorganização do movimento de rádios comunitárias no Maranhão é um dos frutos da mobilização de diversos atores da sociedade civil engajados no processo de construção da Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009, em Brasília.

Imperatriz sediou a I Conferência de Comunicação da Região Tocantina, participando em seguida nas etapas estadual e nacional. Foram momentos importantes de diálogo sobre a elaboração de políticas públicas de Comunicação, com efetiva colaboração dos estudantes e professores da área.

A comunicação comunitária foi destaque em todas as conferências no Brasil e agora retorna à pauta nos estados. No Maranhão, já foram realizados encontros nas regiões metropolitana de São Luís, Lençóis-Munim e Cocais.

Estão previstos, além do sul do Maranhão, eventos regionais no vale do Pindaré, Baixada, vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba. Após os encontros regionais haverá o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, com a eleição da nova diretoria da Abraço no Maranhão. Veja a programação do encontro de Imperatriz.

PROGRAMAÇÃO

8h – Mesa de abertura

10h – Debate com o plenário sobre a situação das rádios comunitárias no Maranhão

12h – Almoço

14h – Oficinas (simultâneas)

Oficina 1 – Comunicação Comunitária (Vanusia Gonçalves)

Oficina 2 – Formatos de programas radiofônicos (Roseana Arcanjo)

Oficina 3 – Gestão e captação de recursos (Antonio Silva)

Oficina 4 – Locução (Josafá Ramalho)

16h – Plenária para a eleição de delegados o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias no Maranhão

18h – Encerramento

Nenhum comentário: