Compartilhe

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SOBRE O SINDSEP E AS ELEIÇÕES 2010

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINDSEP) divulgou nota ontem (veja abaixo) acerca do debate realizado em 16 de julho sobre as eleições 2010.

A nota refere-se à postagem deste blogue, em 17/07, intitulada SINDSEP RACHA NA SUCESSÃO ESTADUAL, abordando as duas posições conflitantes no processo eleitoral.

O debate foi realizado entre o dirigente municipal do PT Marlon Botão, defendendo o apoio ao candidato a governador Flávio Dino (PC do B/PSB/PPS); e Washington Oliveira, candidato a vice-governador na coligação de Roseana Sarney (PMDB, PT e outros).

Ambos são da tendência petista Construindo um Novo Brasil (CNB), onde não há consenso sobre as candidaturas ao governo do Maranhão. Grande parte da militância do PT está com Dino e a outra com Sarney.

Finalizada a discussão, a diretoria do sindicato reuniu-se e decidiu manter neutralidade em relação aos candidatos, ou seja, não vai posicionar-se oficialmente em favor de nenhuma das duas candidaturas ao governo do Maranhão.

Sugeri ao SINDSEP que faça uma pesquisa formal e secreta junto aos 65 integrantes da diretoria plena, formada pela executiva e secretários(as) regionais da entidade. A diretoria não acatou a sugestão.

Sem a pesquisa formal, não há como dizer quem é maioria. Por enquanto existem apenas versões e impressões. Só a consulta formal e secreta pode assegurar a preferência dos sindicalistas sobre as candidaturas ao governo.

Veja abaixo a nota do sindicato.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINDSEP/MA em respeito à pluralidade de seus filiados e a bem da verdade vem esclarecer que realizou dia 16 de julho de 2010, reunião da diretoria plena e conforme sua tradição democrática no ponto de análise de conjuntura realizou debate sobre o melhor caminho para o Sindsep/MA seguir nas eleições de outubro.

Para isso convidou o ex-assessor do Sindsep/MA, Marlon Botão, que defendeu a coligação do PCdoB /PPS/PSB, e o ex-presidente do Sindsep/MA, Washington Luiz que defendeu a coligação PT/PMDB, da qual é candidato a vice-governador. O debate teve o objetivo de relacionar a importância das eleições e os desdobramentos que podem gerar para os servidores públicos federais.

Considerando a postagem no Blog do Ed Wilson dia 17/07 com o título de “SINDSEP racha na sucessão estadual” e repercutido em outros blogs, a direção do Sindsep oficialmente vêm esclarecer o seguinte:

Apesar da maioria dos diretores da capital e do interior terem se manifestado favoráveis ao apoio do Sindsep à Coligação PT/PMDB, a direção resolveu que em respeito à pluralidade político-partidária de seus filiados não deveria tomar uma posição institucional em favor de nem uma das duas candidaturas. Inclusive por sugestão do próprio candidato a vice – governador, Washington Luiz, um representante do movimento sindical e defensor da independência dos sindicatos de classe.

Portanto em momento algum houve qualquer tipo de racha e ao contrário do que diz o blog, somente três companheiros afirmaram não votar na coligação PT/PMDB. A direção do Sindsep informa ainda que a reunião foi gravada na íntegra e está disponível para dirimir quaisquer dúvidas.

A discussão do tema, entretanto é muito importante para definir os rumos da luta em nossa categoria, pois a nossa preocupação maior sempre foi defender um serviço público de qualidade lembrando sempre do sucateamento promovido pela gestão neoliberal do tucano Fernando Henrique Cardoso.

3 comentários:

Luiz Noleto disse...

Caro Ed Wilson quantas candiaturas existem mesmo ao Governo do Estado? Será que é democrático fazer um debate somente em torno de duas candidaturas?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Noleto,
Vamos marcar uma entrevista com você para expor as idéias da candidatura do PSTU.
Ed Wilson

Anônimo disse...

Não viaja Noleto... Vcs estão fora do debate político... Afinal eleição é coisa de "burguês"....