Compartilhe

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PETISTAS DA CNB DEFENDEM ALIANÇA COM O PC do B


Militantes da Tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) do Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram nesta quinta-feira, 20, na sede do Sindicato dos Ferroviários (Stefem), em São Luís, um manifesto contra a aliança do PT do Maranhão com o PMDB de Roseana Sarney e defenderam as candidaturas de Dilma Roussef e Flávio Dino (PCdoB).

O documento possui 13 pontos e foi lido pelo integrante da Executiva do PT/São Luís, Marlon Botão. “É inadmissível que o PT no Maranhão retroceda para atender aos interesses do grupo oligárquico, que fracassou na gestão do Estado, que usa o bem público para beneficiar apenas aos seus e que deixa a maioria da população em situação caótica”, disparou.

O ato político foi apoiado pelos presidentes da CUT e da Fetaema, Nivaldo Araújo e Chico Sales, além dos diretores do Sindsep e do Sindicato dos Comerciários, Ed Wilson Araújo e Luis Domingos Pinheiro, do presidente do Diretório do PCdoB em São Luís, Márcio Jerry, e do integrante do Diretório do PT na capital, Marlon Henrique, entre outros militantes.

“A nossa marca é o combate às desigualdades, às injustiças e à corrupção. Não podemos nos aliar a essa oligarquia. Essa candidata [Roseana Sarney] não terá apoio e nem base social”, avaliou Nivaldo Araújo da CUT.

Na avaliação do diretor do Sindsep, Ed Wilson Araújo, o manifesto reafirma o fim do consenso em torno do deputado federal Washington Oliveira (PT). “Isso aconteceu por conta da postura dele. Nós estamos nos rebelando, resistindo, para honrar a democracia interna do PT. Essa tendência pró-Roseana é minoritária”, explicou.

O presidente da Fetaema Chico Sales lembrou que o PT decidiu em encontro estadual fazer a coligação com o PCdoB de Flávio Dino. “Nós não aceitamos mudar o que já foi decidido. Represento mais de 300 entidades de trabalhadores rurais e conheço a realidade do campo. O apoio à agricultura familiar no Maranhão retrocedeu. O número de contratos caiu de 110 mil em 2006 para 59 mil em 2009. Temos que mudar”.

O manifesto será enviado a lideranças partidárias de todo o estado e encaminhado ao Diretório Nacional do PT. O presidente do Diretório do PCdoB em São Luís, Márcio Jerry, que coordena a campanha de Flávio Dino ao Governo do Estado, ressaltou que a aliança natural é entre o PT e o PCdoB. “Nossa aliança é com o campo democrático e popular e não com o atraso, o clientelismo e o patrimonialismo da oligarquia Sarney”.

Foto: Marla Silveira, Marlon Henrique, Ed Wilson Araújo, Chico Sales, Nivaldo Araújo e Marlon Botão

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DO MANIFESTO

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ed.

Parabéns pelo manifesto que reproduzo no blog.

Só uma questão sobre a matéria que comenta a nota: na fala do Chico sales aparece "O número de contratos caiu de 11 mil em 2006 para 59 mil em 2009". Então o número de contratos subiu ou foi um erro de digitação?

Parabéns pela nota.

Saudações.

Cristiano Capovilla

Anônimo disse...

Camarada Ed Wilson, tenho acompanhado toda essa dinâmica da política maranhense à distância, porém sem me desligar do Maranhão, porque sou mais dos nossos que teve que optar em deixar o Estado porque os recursos humanos qualificados não encontram abertura quando de seu retorno à terra natal.
Tendo cumprido mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-Portugal, acabei sendo barrado por todos os lugares de nossa capital, onde as elites ligadas a oligaquia Sarney dominam o ensino superior, utlizando-se para isso de clientelismo e patrimonialismos.
Vivendo hoje em Teresina, observao essa manobra esdrúxula e isolada golpista de Washington Oliveira, que contribuiu para a cena mais grotesca da política maranhense ao tentar vestir o símbolo da oligarquia com a estrela do PT, como o símbolo marketeiro do desesperto e da ludibriação.
Os índices de desenvolvimento humano do Maranhão estão entre os piores do mundo, as estradas foram alvos da mentira publicitária, a saúde deixando morrer crianças em corredores de hospital, a segurança na truculência, a infra-estrutura a desejar, o meio-ambiente sem qualquer perspectiva de desenvolvimento de políticas sérias, o desporto e o lazer pautado no reducionismo de idéias marcadas políticas que padecem de problemas de ordem operacional e de cunho conceitual.
Este é um "governo" que sempre foi marcado pelos piores males da política brasileira, coronelismo, clientelismo, patrimonialismos e outros ismos contemporâneos.
Do lado de cá do Parnaíba há notícias de que toda a esquera daqui irá apoiar o camarada Flávio, com um movimento jamais visto no apoio às mudanças requeridas a política de nosso Estado.
Portanto, não erá uma imagem grotesca que irá confundir a militância das forças progressistas, será a transformação de nossa política para o ofício desta pelas forças progressistas e populares que irão derrotar todo esse atraso que é próprio das oligarquias que dominam o Maranhão.
Um Abraço
Ricardo André
Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Membro da Partido Comunista do Brasil-São Luís

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Ricardo,
Que bom tê-lo aqui na trincheira dessa batalha. A sua situação (ir embora para estudar) é a de milhares de maranhenses que abandonam o estado em busca de melhores condições de vida. Muitos acabam piorando, nas fazendas de trabalho escravo.
Às vezes também tenho vontade de ir embora, quando saio de casa e vejo São Luís tomada por esgotos, buracos e sujeira pra todo lado.
Ed Wilson

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Cristiano,
Grato pela reprodução do manifesto.
Houve um erro de digitação. Em vez de 11 mil, o correto é 110 mil contratos.
Erro de digitação.
Ed Wilson

Fabio disse...

Lamento muito, mas o PT está mesmo perdendo território para Roseana. Talvez fosse a hora do PT pensar no que pode ganhar aliando-se mesmo.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Fabio,
Se o PT ceder para Sarney, está acabado.
Ed Wilson

Anônimo disse...

Estará acabado, se o PT não cumprir o que manda a base do PT nacional, o PT-MA é um partido nanico, por pensar como a 20 anos atrás, a política não é uma ciência exata, ele tem que evoluir e adequar-se ao que se faz necessário no momento, uma aliança com os sarneys sim, é o mais apropriado na cunjuntura da Política Nacional.
Luis Menezes