Compartilhe

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MAIS UM SHOPPING, NENHUM PARQUE AMBIENTAL

Hoje vamos de conversa de bar nesse ambiente virtual. Depois da inauguração do shopping Rio Anil, sinto os efeitos da embriaguez com uísque baleado dos supermercados Mateus.

E ainda enxergo ruim com os óculos embaçados de uma das Diniz.

São Luís virou um loteamento das lojas de departamentos e empreiteiras. Ou seria um latifúndio da Franere/Gafisa?

Atropelando o plano diretor, a cidade incha querendo ser moderna e grande.

Mas é a barbárie que aflora. No trânsito, nos bairros, cidade-buraco, rua-lama, avenida-esgoto. Minha aldeia é o caos.

A vitrine é o último pé de carnaúba do deserto. Esse desfile de caminhonetes lembra uma cidade-garimpo.

São Luís é a caricatura asquerosa do prefeito João Castelo, que conseguiu piorar Tadeu Palácio.

Um novo shopping está em construção no Maranhão Novo. Dizem que será um dos maiores do Nordeste na pior capital do país.

A cidade cresce, mas não se desenvolve. As praias poluídas, as reservas ambientais ocupadas por condomínios e shoppings.

Só falta acabar de matar o Sítio Santa Eulália e o Parque do Bacanga, onde a Prefeitura queria instalar um hospital.

Por fim, aqui no Maranhão, para ser enterrado, só falta um cemitério com sobrenome Sarney.

4 comentários:

FRANCISCO ARAUJO disse...

Caro Ed, Texto muito bacana. Eu fui nesse xopi ontem (domingo), queria ver se era alçado à condição de celebridade... do tipo o idiota do Rio Anil... Mas não rolou e voltei para casa com meu velho título de Inquilino. Nada mais... Observei...aquela massa se movimentando... Cheguei a indagar alguns xopistas e descobri que era a primeira vez deles em tal ambiente. Vi uma mãe com seus filhinhos...olhando os preços dos belos bom-bons da Kopenhagen... Puzt esse lugar é doido demais... O povo muito privado e sofrido... Eu era mais feliz antes de morar fora...sabe, depois que voltei e fiz as comparações... só aumenta minha tristeza a cada dia.
Pensei exatamente nisso..na falta de Parques, na falta de estrutura de lazer nos Parques. Cadê o Rangedor? O Santa Eulália deve ser a próxima grilagem de supermercado,ótica, loja de venda de carro, posto de gasolina... ou um codomínio de luxo...
As áreas verdes, nos bairros, viram postos de táxi ou um complexos de barraquinhas, cuja autorização é uma ferramenta de campanha eleitoral... Tem vereador que é dono de praça... Vide Cohab... As praias os barraqueiros estão enfiando cimento e privatizando o acesso...quem não bebe, quem não consome no bar...não tem direito nem de ficar no calçadão em frente ao bar deles...
Mas o set de filmagem está ficando arrumadinho para as propagandas de maravilhas do admirável maranhão ficional da família real do Calhau...
É... vi tudo a seco... Não custava nada fazer um pouco para o bem estar coletivo... Essa gente no poder o que eles tem de pior não é tanto o patrimonialismo.. mas a perversidade...

Samuel Marinho disse...

Prezado Ed
Só uma coisa me alegra nessa inauguração do rio anil shopping.
O fenômeno a Loka do Rio Anil. Com o sorriso aberto ela é o símbolo da alegria desavisada do maranhense, só aquela que se pode ter, em um lugar perdido entre praias e shoppings centers.
Abços meu caro
E já que o assunto é pra mesa de bar te espero pra gente tomar um chop

Eduardo Júlio disse...

Caro Ed Wilson,

Não moro lá, mas acredito que na área bastante populosa do Turu, Cohab e Cohatrac não há nenhum espaço ambiental urbanizado, para a prática de esportes ou simplesmente para um passeio sob ar puro. Também não existe nenhum centro cultural. Aliás, o único de São Luís, o pequeno Centro de Criatividade Odylo Costa, filho agoniza há anos. É uma piada de mau gosto.

E como você também descreveu, em toda a São Luís não existe civilidade nem urbanização. Ao contrário de outras capitais, por aqui ninguém pode dar sequer uma volta no quarteirão a pé, porque não existem árvores nem calçadas.

Enfim, a cidade virou um templo do consumo descartável, do caos e da barbárie.

Abraços.

Marcia de Sousa Rodrigues Almeida disse...

Excelente post!

Sempre que pensamos em visitar parques ambientais, jardins, zoológicos, planetários, centros culturais, temos que pensar em fazer uma viagem a outro Estado.

Lamentavelmente São Luís carece de tudo e muito mais.

Abraços!