Compartilhe

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

MONTEIRO FESTEJA VITORIA NO PT, MAS ADVERSÁRIOS CONTESTAM RESULTADO

O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT está chegando ao desfecho com a vitória do candidato Raimundo Monteiro, ex-superintendente do Incra. Faltando nove urnas para encerrar a apuração (veja abaixo), Monteiro tem 6.708 votos. O segundo colocado, Augusto Lobato, chega a 5.585 votos. Brancos 111 e nulos 98.

A diferença entre Monteiro e Lobato é de 1.123 votos. As nove urnas restantes computam 804 filiados aptos a votar. Mesmo que todos sejam do segundo colocado, a matemática da eleição não muda.

Oficialmente a comissão eleitoral ainda não anunciou o resultado. A apuração está suspensa porque os partidários de Lobato abandonaram os trabalhos. Eles não reconhecem a vantagem de Monteiro e já interpuseram recursos, acusando fraude na eleição.

O blogue contatou Augusto Lobato, mas ele não quis comentar o assunto. “Não vou falar”, resumiu.

No início da noite, militantes de Monteiro comemoraram com foguetes e palavras de ordem na sede estadual do PT.

Todo o processo eleitoral foi acompanhado por Wilmar Lacerda, integrante do diretório nacional do PT e chefe de gabinete do presidente Ricardo Berzoini.

TENDÊNCIAS
A vitória de Monteiro não garante uma aliança automática com o PMDB de Roseana Sarney, como recomenda a tática nacional, em torno da candidatura de Dilma Roussef à Presidência da República.

Segundo Lacerda, as alianças serão discutidas caso a caso nos estados. “Vamos analisar o nível dos problemas e dialogar. Não quer dizer que o PT seja obrigado a compor com o PMDB no Maranhão”, afirmou.

Mas o ideal, pontuou Lacerda, é que as táticas estaduais sejam em conformidade com a nacional. “Os estados serão chamados à responsabilidade para o projeto da eleição de Dilma”, reforçou.

O dirigente nacional descartou a possibilidade de intervenção do diretório nacional nos estados. Wilmar Lacerda vai ficar em São Luís ate amanhã para tentar retomar a apuração.

O segundo colocado deve recorrer em todas as instâncias, até ao diretório nacional, que vai se posicionar sobre o PED no Maranhão até o dia 22 de dezembro.

A decisão sobre a tática eleitoral do petismo maranhense será tomada em março, pelos delegados eleitos proporcionalmente nas chapas do PED.

Candidato do deputado Domingos Dutra, Augusto Lobato tende a levar o PT a uma aliança com Jackson Lago (PDT) e o PSDB.

Parte do grupo de Raimundo Monteiro, liderado pelo deputado Washington Oliveira, defende chapa com o PMDB, podendo o PT indicar o vice de Roseana.

Há também na tendência de Monteiro os defensores de uma composição à esquerda com o PC do B, em chapa liderada pelo deputado federal Flavio Dino.

OS NÚMEROS

Raimundo Monteiro: 6708

Augusto Lobato: 5585

Brancos: 111

Nulos: 98

Faltam nove urnas para apurar (804 aptos a votar): Alto Alegre do Pindaré, Loreto, Lagoa do Mato, Carutapera, Miranda, Matões, Carolina, São Raimundo das Mangabeiras e Urbano Santos.

Um comentário:

Paulo disse...

Pelo amor de Deus. Quando será pedido a expulsão desse Dutra do PT?, esse cara nunca agiu como petista, mas como oportunista.