Compartilhe

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“RADICAIS” DO PT DECLARAM APOIO A ASSESSOR DO GOVERNO ROSEANA

A chamada ala “radical” do PT, formada por vários segmentos anti-Sarney, caminha para fechar um acordo com Joab Jeremias, segundo colocado na eleição para a presidência do diretório petista de São Luís.

No segundo turno, dia 6, ele vai enfrentar Fernando Silva, candidato da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB, ex-Articulação), liderada pelo deputado Washington Oliveira.

Jeremias é assessor da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), cujo titular, José Antônio Heluy, declarou apoio a Roseana Sarney desde a eleição de 2006 e defende abertamente uma aliança entre PT e PMDB em 2010 no Maranhão.

Vários intitulados esquerdistas tentaram expulsar Heluy do partido. Ele não só ficou no PT como obteve a solidariedade do companheiro Joab.

Os primeiros entendimentos entre “radicais” e roseanistas ocorreram neste domingo, na Maiobinha, durante uma feijoada organizada por Rodrigo Comerciário, quarto colocado na disputa pelo diretório estadual.

Segundo Joab, participaram da festa Silvio Bem Bem, o deputado federal Domingos Dutra, Bira do Pindaré e Augusto Lobato, além de vereadores e lideranças do PT.

No seu discurso, diante da elite anti-sarneísta, Jeremias enfatizou a relação de confiança com o secretário petista de Roseana: “Sou grato a José Antônio. Defendi ele quando declarou apoio a Roseana. Admiro e não vou trair meu companheiro.”

Ex-integrantes do grupo vinculado ao deputado federal Washington Oliveira, Joab e Rodrigo formaram dobradinha no primeiro turno da eleição petista e vão apoiar no segundo turno Augusto Lobato, o candidato oficial de Dutra.

Em troca, querem os votos dos agrupamentos denominados esquerdistas do PT.

De acordo com Jeremias, os “radicais” chegaram a pressioná-lo para que pedisse demissão do governo Roseana.

“Não pedi (demissão), assim como não prometi apoio a nenhum pré-candidato a deputado que quiser me apoiar no segundo turno. Só tenho acordo com Bira para o Senado ”, despachou Joab.

Ele e Rodrigo defendem, a princípio, candidatura própria do PT para o Governo do Estado em 2010.

O final de semana foi marcado também pela declaração de apoio de Bira do Pindaré a Augusto Lobato no segundo turno.

Lobato é o candidato oficial de Dutra e vai enfrentar Raimundo Monteiro, ligado ao deputado Washington.

Pindaré apóia Lobato meio a contragosto. Muitos petistas avaliam que Dutra traiu Bira, cujo suporte nas duas últimas eleições internas do PT, em 2005 e 2007, foi fundamental para fortalecer o deputado.

16 comentários:

Anônimo disse...

Nem todos radicais fecharam com Joab. A facção terrorista de Almir Bruno ainda não fechou pois segundo boatos ele disse que Joab tem que pedir demissão do Governo para ter linha teórica definida dada a complexida do processo kkk só quer falar difícil e vive fazendo reunião clandestina com Robert e Neil..até parece.
Tem Chocolate também que anda com ciumes de Marcio Jardim. Joab tem que conversar muito kkkkk vender até a alma para ganhar o apoio de todo pessoal de Lobato. Fernado Silva deve ganhar com esses rachas é uma pena. Por favor vamos nos unir.

Daniel

Julio Cesar disse...

Mesmo com muito esforço, os anti-Sarney do PT não vão conseguir derrubá-lo...

Paulo disse...

prezado Wilson,
Existe PT no Maranhão?, o que eu conheço como petistas no MA, são interessados em encher os bolsos, fazem acordo com Deus ou o diabo se este lhes trouxer benefícios.
O PT local não segue as diretrizes do PT nacional, em que lugar do Brasil o PT se alia ao PSDB?.
Tenha paciência, é assim que o estado vai melhorar?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Paulo,
Creio que ainda existe gente boa no PT. E o partido no Maranhão ainda pode dar um salto de qualidade. Às vezes as circunstâncias locais levam o partido a optar por caminhos inadequados.
Aqui no MAranão, creio que a melhor saída é compor com o PC do B, apoiando Flavio Dino ao governo.
Ed Wilson

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Julio,
O PT do Marnhão não deve apoiar nem Sarney nem Jackson.
Ambos são personagens do passado.
Ed Wilson

Anônimo disse...

Rapaz o Almir Bruno merece todo nosso respeito é a grande sensação do PT para as próximas eleições. É uma das grandes esperanças de renovação do Partido e me parece muito coerente em solicitar a demissão de Joab do Governo Roseana para lhe apoiar.
Isso que é PT!

Mara
UFMA

Anônimo disse...

Ô Daniel, sou do Movimento Vanguarda, se não for um dos maiores, mas com tendência a ser o maior do PT, não somos da turma de Lobato, somos o VANGUARDA, independente, o VANGUARDA apóiou LOBATO e BIRA aquí o voto é livre, e não fazemos reuniões clandestinas, não sabiamos que o amigo gostaria de participar,ou se coloca como participante, mas ainda não entendo qual a tua contribuição...Caro Ed, o apoio a JOAB é condicional á renúncia e fazemos acordos coerentes, JOAB é Roseana e Fernando que ser qual a saída? eleitores livres no VANGUARDA. Meu voto ainda está em BRANCO, temos de unir sim Daniel mas com clareza, e outra que tu não sabes CHOCOLATE é do VANGUARDA, guarda isso...Vou pedir para o ALMIR BRUNO não falar dificil com você, pode ser que entenda não só o que dizemos, mas o nosso posicionamneto sempre coerente. SÓSTENES pelo PT.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Sóstenes,
Grato pela participação. O Fernando Silva tem dito que pretende manter a aliança com o PC do B, continuando a parceria de 2008.
Ed Wilson

jose eudes disse...

RODRIGO COMERCIÁRIO O ARAUTO DA CANDIDATURA PRÓPRIA NO PT DO MARANHÃO


A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO QUE A MILITÂNCIA JÁ PERCEBEU QUE É CHEGADA A HORA DA VIRADA, A HORA DA RUPTURA, A HORA DO FORTALECIMENTO E DA HEGEMONIA DO PT DO MARANHÃO, ALGUNS ESTÃO SE CANDIDATANDO A PROGENITORES DO GRITO DE INDEPENDÊNCIA, MAS A PRÓPRIA MÍDIA E OS BLOGS SÃO TESTEMUNHAS QUE O PAI É MESMO O RODRIGO COMERCIÁRIO.

O MAIS IMPORTANTE É QUE ESSA LUTA NÃO É DE AGORA. SÃO DÉCADAS DE ABNEGADA DEDICAÇÃO, MILITÂNCIA PERMANENTE, FIRMEZA DE PROPÓSITO, PERSEVERANÇA, ISSO É PARTE DA SAGA DE RODRIGO COMERCIÁRIO.

DESDE A DÉCADA DE 80 AJUDANDO A CARREGAR O PT DO MARANHÃO NOS OMBROS, ATÉ QUE ENFIM A ASSUNÇÃO AO PODER ATRAVÉS DA CANDIDATURA DE LULA. ISSO É PARTE DA SAGA DE RODRIGO COMERCIÁRIO.

SEM OPORTUNISMO, SEM PARAQUEDISMO, ATRAVÉS DE MUITA LUTA, MUITO TRABALHO, MUITA DEDICAÇÃO E LEALDADE, ISSO É PARTE DA VIDA DE RODRIGO COMERCIÁRIO.

TODA VEZ QUE FOI SUBESTIMADO ELE INTENSIFICOU A LUTA E TORNOU-SE MAIS FORTE.

RODRIGO COMERCIÁRIO SAI DO PED DO PT, MAIS FORTALECIDO, COM ASSENDO GARANTIDO NAS INSTÂNCIAS SUPERIORES DO PARTIDO NO DIRETORIO ESTADUAL.

AGORA O EMBATE PARA A PRÓXIMA CAMPANHA. É O PT SE EMBALANDO NO BRADO DE LIDERANÇA DE RODRIGO COMERCIÁRIO, ENFATIZANDO CANDIDATURA PRÓPRIA E A TÃO SONHADA HEGEMONIA DO PT NO CENÁRIO POLITICO DO ESTADO.

É ASSIM QUE SE CONSTROI UMA POLITICA SÉRIA, RESPONSÁVEL, SADIA, CIDADÃ, COM OS OLHOS NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, NO DIREITO DOS TRABALHADORES, NO DIREITO DAS CAMADAS POPULARES.

É ASSIM, COM SERIEDADE, COM HUMILDADE E MUITA OBSTINAÇÃO QUE RODRIGO COMERCIÁRIO AJUDA A CRIAR ESSE NOVO AMBIENTE DE ESPERANÇA PARA O MARANHÃO ATRAVÉS DESSE PARTIDO QUE É AMADO PELOS SEGMENTOS POPULARES. O PT.

PARABÉNS RODRIGO COMERCIÁRIO, BIRA DO PINDARÉ, LOBATO E MILITÂNCIA GENUIDA DO PT. QUE INCORPORAM OS ANSEIOS LIBERTÁRIOS, NÃO UTÓPICO, POSSÍVEL, PARA ESSE TÃO SOFRIDO E ESPOLIADO POVO DESSE RINCÃO DO BRASIL O MARANHÃO.

É ISSO AÍ.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eudes,
Hegemonia petista no Maranhão, como?
O PT ainda está longe de alcancar a hegemonia aqui.
Ed Wilson

jose eudes disse...

Ed,

Os ares da ausadia o ajudarão a chegar. Quem sabe faz a hora, insiste e não desiste.Uma luta e um dia de cada vez. Quando os memes proliferarem, a resposta virá amanhã.

Eudes

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eudes,
O PT não tem um vereador em São Luís, apenas dois deputados estaduais e dois federais. Como é a construção da hegemonia assim?
Ed Wilson

Jose Eudes disse...

ed,

começando pela hegemonia da própria casa, recriar sua identidade e oportunizar à sociedade a opção da escolha: PT autêntico ou as eternas oligarquias.
zé reinaldo: parente dos sarneys, João Castelo compadre; Lobão apadrinhado; Roseana filha. Todos os politicos do Maranhão já tiveram ou tem ligação com as oligarquias, eles fazem composição de todas as formas, é um jogo com os dados viciados.

Então, o que o PT ganha fazendo aliança com eles? acredito que apenas retarda o processo natural de crescimento e fortalecimento, sem falar dos desgastes. Acredito ser melhor optar por um caminho de autodominio, autocontrole, se assumir e deixar que os eleitores façam a escolha. O melhor momento para independência, candidatura própria é agora com o Lula-lá, depende disso a sobrevivência do PT. Observe que a aliança com o PMDB dos Sarneys no Maranhão, fará do PT uma sigla vulgar, como todas as outras de aluguel que existem no Brasil. Então, a independência e a Candidatura Própria representam a sobrevivência e a preservação da identidade da sigla no Maranhão. Então a hegemonia do Pt tem que começar pela defesa da própria identidade e delimitar sua área de atuação, em seguida buscar a governabilidade com a base dita aliada.
Então Ed, faser composição e alianças com os líderes de oposição, significa literalmente faser aliança com a histórica direita, representante dos latifundiários, antigas oligarquias etc...

Acredito não ser esse o desejo do PT, o PT quer fazer composição com partidos de Esquerda, é essa a esperança das camadas populares, não com partidos da dita oposição, que na verdade são os mesmos personagens que sempre mudam de roupagem para enganar o povo e se eternizar no poder, a prejuizo da sociedade e a beneficio do costumeiro patrimonialismo.

Então, Candidatura Própria Já...


é ou não é?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Eudes,
Entendo suas razões, mas uma candidatura própria do PT cairia no isolamento. Num cenário em que teremos duas máquinas eleitorais - Rosena e Jackson - o PT saindo sozinho seria quase um suicídio político.
Do ponto de vista da tática eleitor, como um momento da estratégia, o melhor caminho é formar uma frente com o PC do B, acumulando forçs no campo da esquerda, com chances de chegar ao segundo turno e derrotar Roseana.
É isso.
No mais, grato pela partcipação no bloge e pela qualidade das suas intervenções.
Ed Wilson

jose eudes disse...

Ed,

Essa dobradinha Pc do B/PT, Flavio dino/Rodrigo Comerciário, é um time que deu certo e é verdade que não se mexe em time que está ganhando.

Considero bastante prudente suas colocações, sem dúvida é a única opção eleitoralmente viável para o PT do Maranhão.

Eudes.

Anônimo disse...

Dou minha mera participação neste debate ideológico de qualidade. Então companheiros comungamos do mesmo desejo e da mesma tese, no momento devemos nos unir aos partidos de esquerda, mas desde já comerçarmos a fundamentar a nossa autonomia como maior partido do Brasil, montando bases de formação para o PT em todo o Estado, fortalecendo candidaturas desde já, para podermos eleger, deputados estaduais e federais, e futuramente fortalecer as candidaturas de nossos vereadores e fazermos prefeitos nas várias cidades do estado aí teremos o recall necessário para lançarmos um nome à Prefeitura e Governo do Estado com a construção de um novo grupo político. Partido!!! Partido!!! é dos Trabalhadores, viva o debate democrático e a democracia petista. Parabéns a ambos. Sóstenes Salgado - Movimento Vanguarda