Compartilhe

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O PED 2009 E AS OLIGARQUIAS DO MARANHÃO

por Marlon Botão

O Processo de Eleições Diretas (PED) para os diretórios do PT em todo o Brasil, que acontecerá em novembro de 2009, será muito importante na definição do caminho que o partido seguirá em 2010, na construção das alianças e definição das candidaturas, principalmente as majoritárias (governador, senador e presidente).

Mas, além disso, está a possibilidade de o maior partido de esquerda da América Latina desfigurar-se de vez no Maranhão, se seguir os atalhos que algumas “personalidades” do PT local estão querendo para garantir os seus projetos pessoais.

A política para esta gente é meio de vida, assim como é para qualquer outro político tradicional.

Com a anuência das referidas “personalidades”, as oligarquias maranhenses carcomidas estão diretamente envolvidas no PED 2009.

Querem a blindagem do que ainda resta de moralidade e respaldo social neste Estado, buscando reestruturar seus alicerces a qualquer custo.

O grupo oligárquico de volta ao Governo do Estado e os dissidentes que estavam no poder e foram golpeados com a cumplicidade da Justiça Eleitoral disputam o território petista, tentando cooptar o maior número de dirigentes para levar o PT a reboque.

É neste cenário de disputa que chamo a atenção de todos os petistas do nosso Estado, clamando pela formação de um levante em defesa do nosso partido, contra a intromissão da oligarquia Sarney e dos dissidentes tucano-jackcistas.

Integramos um partido que nasceu com formação de classe e hoje é popular e de massa, mas que não pode perder a sua essência transformadora, que tem como princípios fundamentais a dignidade, a seriedade e a transparência.

Entendemos a política como extensão da vida e não como meio de sobrevivência. No nosso partido não se faz política para ficar rico. Só os corruptos enriquecem através da política.

O Partido dos Trabalhadores é um patrimônio de todos nós que acreditamos numa proposta de conquistas coletivas, que mantém o PT vivo, sempre lutando rumo à construção de uma sociedade justa, fraterna e com oportunidades para uma vida decente para todos.

Aguardemos as apresentações das teses e os debates, para cobrar e não deixar que o nosso partido acabe de vez do Maranhão.

Viva o Partido dos Trabalhadores. Fora as oligarquias.


Marlon Botão é Relações Públicas e dirigente do PT de São Luís.

8 comentários:

Anônimo disse...

O problema de Marlon e seu Ed é que vcs não tem coragem de assumir essa posição. COlocar esse discurso noa pratica seria somar com Bira, e não com Monteiro... e ai o que vocs fazem? artigos na internet contra as oligarquias... e voto no PED com uma posição que defedna A oligarquia!

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Só uma fatia da Articulação está vinculada à oligarquia. Uma fatia pequena e não hegemônica.
A nossa tese contra a participação do PT no governo Roseana foi vencedora dentro da Articulação.
ED wilson

MARANHÃO disse...

meu caro anônimo do comentário acima: muitos dessa fatia pequena e não hegemônica NA ARTICULAÇÃO já COMEÇAM a sair da CNB-MA E FORMAREM a SUA PRÓPRIA CHAPA, ou então caminham para os braços do ZÉ ANTONIO.

Parabens para pelo blogue camarada Ed e parabens tbm a Marlon Botão pelo excelente Texto.

um forte abraço,

Marlon Henrique
JCNB-MA

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson, o Marlon me parece querer que só no Maranhão o PT seja puro, inocente e besta, para lembrar a música. No Pará a Júlia ganhou com chapa puro sangue e pura ideologia? No Piauí, o PT ganhou o governo por conta da lábia de esquerda? Claro que não. O que ninguém questiona é o seguinte: mesmo com as alianças que fizeram, os governantes petistas se diferenciaram? Não vou me reportar ao caso do Pará, mas o Piauí hoje está com uma administração incluída entre as melhores do Nordeste. Enquanto isso, no Maranhão, o PT é essa coisa complicada, que, segundo José Dirceu,não tem jeito. Por favor sejamos mais inteligentes.
Roberto Kenard

Anônimo disse...

RODRIGO COMERCIÁRIO ESTÁ NO PAREO


RODRIGO COMERCIARIO VICE DO PT NA ELEIÇÃO DE 2008 ( CHAPA FLÁVIO DINO), ESTÁ NO PAREO. O PT DO MARANHÃO VIVE UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO DE DEMORACIA. VÁRIAS CHAPAS E TENDÊNCIAS INTERNAS CONCORRENDO. TODO PARTIDO POLÍTICO DEVERIA DECIDIR SEUS DIRIGENTES ASSIM, NO VOTO. POR FALAR EM VOTO, A TENDÊNCIA É MESMO QUE O RODRIGO COMERCIARIO SEJA CONFIRMADO PARA O PRÓXIMO MANDATO. RODRIGO, TEM DEMONSTRADO QUE REUNIU TODAS AS CONDIÇÕES PARA SER PRESIDENTE DO PT DO MARANHÃO. VARIAS DÉCADAS DE MILITÂNCIA (QUASE 30 ANOS) CONFIABILIDADE, SERIEDADE, LEAL, PERSEVERANTE, É UM LIDER ESTÁVEL, PERMANENTE. ESTA ESTRELA DO PT, O RODRIGO COMERCIÁRIO, ESTÁ PERFEITAMENTE IDENTIFICADO E EM SINTONIA COM OS OBJETIVOS DO PT MARANHENSE E AFINADO COM A CANDIDATURA PROGRESSISTA DE DILMA ROUSSEF. RODRIGO COMERCIÁRIO É A LIDERANÇA QUE O PT DO MARANHÃO ESTÁ PRECISANDO NO DIRETÓRIO REGIONAL. É ISSO AÍ.

Anônimo disse...

PED PT MARANHÃO:

Eleição interna do PT será decidida no 2º turno

Nenhum candidato terá mais de 50% dos votos, portanto haverá segundo turno para a escolha do próximo presidente do PT. Dos seis candidatos Rodrigo, Monteiro, Bira e Lobato têm mais possibilidades eleitorais de se enfrentarem no segundo turno. Caso Rodrigo consiga ir para o segundo turno, ele pode unificar a tendência CNB e atrair outros agrupamentos, tornando-se o próximo presidente do PT. Caso não consiga, a sua posição define o PED, uma vez que Lobato e Bira tendem a se unificar e Monteiro, Edmilson e Frasuíla também. Rodrigo poderá ter mil votos somente em São Luís, vamos ver como ele vem das demais regiões do estado.
Postado por Eri Santos Castro às 13:31

Anônimo disse...

O NOVO PT DO MARANHÃO


O RODRIGO COMERCIÁRIO CORRE POR FORA DOS SEGMNTOS CONSERVADORES DO PT E INAUGURA A TERCEIRA VIA. SOB SUA BATUTA O NOVO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PT ESTARÁ CONGREGANDO TODOS OS SEGMENTOS INTERNOS DA SIGLA E CONSTITUINDO NOVO RITMO AO PT DO MARANHÃO. MAIS PROGRESSISTA, MAIS DEMOCRÁTICO E MUITO MAIS POPULAR. ATÉ A VITÓRIA DO PT, AVANTE!!! É RODRIGO COMERCIÁRIO!!! APOIE ESTA ESTRELA!!! RODRIGO COMERCIÁRIO.

Anônimo disse...

RODRIGO COMERCIARIO É HEGEMONIA PETISTA

Alguns estrategistas políticos ainda não perceberam a luta de Rodrigo Comerciário desde a fundação do PT do Maranhão.

Rodrigo Comerciário, emergente do movimento sindical maranhense, ajuda a preparar, a décadas, a base política para a consolidação majoritária do PT no cenário Maranhense.

Chega de ser escada do PDT ou do PC do B. O PT do Maranhão já possui estatura para assumir o centro hegemônico das esquerdas no Maranhão.

Chega de ser coadjuvante num modelo de esquerda que privilegia a manutenção de grupos oligárquicos (ilhas de poder).

Oriundo do Movimento Sindical, e por ser um cidadão honesto, sincero, leal e acima de tudo um genuino idealista, considero brilhante a atuação de Rodrigo Comerciário na Campanha de 2008 na Chapa Flávio Dino. Alí Rodrigo Comerciário representa a classe trabalhadora.

Acontece que esta história continua.

Assim, liderando a formação do Novo Diretório do PT do Maranhão, com composição por lideranças de nova mentalidade, sairá o PT, da Situação de Coadjuvante para a de Liderança hegemônica. através da manutenção e fortalecimento das alianças com todos os Partidos da Base Governista.

Na campanha e 2010 Pró-Dilma Roussef o PT do Maranhão, assumindo seu papel hegemônico, terá, certamente, melhores condições de representar os anseios mais genuinos do Povo Maranhense. Essa é a revolução que está em curso( não em médio prazo..., mais em curto prazo) Essa é a prespicácia, acredito, do incansável Rodrigo Comerciário.