Compartilhe

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FOICE, MARTELO E TRATOR DE ESTEIRA

O campo democrático-popular, formado pelos partidos de esquerda e entidades dos movimentos sociais, começa a manifestar desconforto com algumas articulações em torno de uma eventual candidatura do deputado federal Flávio Dino (PC do B) ao Governo do Estado em 2010.

A interferência do ex-governador José Reinaldo (PSB) na articulação da chapa majoritária vem provocando insatisfações até nos novos militantes do PC do B, muitos oriundos do PT e contemporâneos de Dino no movimento estudantil na década de 1980.

O vereador comunista Geraldo Castro está articulando uma reunião com lideranças para debater a conjuntura. Castro assumiu interinamente o mandato, devido ao pedido de licença do vereador Fernando Lima.

Outro fato novo é o jantar oferecido a Flavio Dino pelo prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), a um público seleto de 50 convidados. A costura de Reinaldo e Coutinho preocupa demais a militância que marchou com Dino na candidatura a prefeito de São Luís, em 2008.

Ninguém é ingênuo em pensar na vitória de Flavio Dino com uma aliança restrita e “pura” no campo da esquerda. Ocorre que, em 2008, o núcleo duro da campanha era formado pelo PC do B e PT.

As diretrizes programáticas para São Luís foram traçadas vislumbrando um governo de esquerda. Os outros partidos e lideranças que somaram aos petistas e comunistas no segundo turno vieram na condição de apoiadores e não como formuladores ou estrategistas.

Pelo que se observa até agora os setores de direita estão hegemonizando o projeto da candidatura de Flavio Dino. As forças progressistas, por enquanto, ainda não são sem coadjuvantes.

5 comentários:

Unknown disse...

caro companheiro,PT do MA esta na hora dp partido mostra p sociedade do maranhão um projeto alternativo,é nercessário um pacto entre as tendencias ,q as corrente deija de t influencia externa ,so assim o PT do MA pode deija d c seção mais fraca da federação,podemos em 2010 elege 2 dep.federais e 4 dep.estaduais,hj ja temos entorno de 45 pre-candidatos, agora temos q barra filiaço~ea de oportunistas q que usa legenda so para se elege,como FRANCISCA PRIMO esposa do prefeito do PDT de BURICUPU,CLAUDIO ARRUDA ex prefeito de FORMOSA DA SERRA NEGRA,MAURO JORGE ex dep.estadual.abraços MAVIO ROCHA

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

MAVIO,
OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.
VOCÊ PODERIA ME FAZER UM RELATO COMPLETO DESSAS SITUAÇÕES/FILIAÇÕES NOVAS?
PODE PASSAR PARA O MEU E_MAIL:
edwilson_araujo@yahoo.com.br

atenciosamente,
ed wilson

Cristiano Capovilla disse...

Caro Ed.

Acho que sua informação sobre Geraldo Castro não procede.Ele é homem de partido e como tal age. Devia consultá-lo sobre o que ele pensa antes de sugerir algo.

Quanto a candidatura de Flávio Dino ao governo ela se desenvolve e se desdobra. No é só a esquerda que faz leitura da realidade, os outros segmentos também.Flávio é uma opção objetiva contra a deterioração da política oriunda do desgaste dos grupos oligárquicos.
O PT foi e é o nosso aliado principal. Estamos esperando esse valoroso partido decidir suas contendas internas para, finalmente, podermos discutir 2010 e compor uma frente, com núcleo na esquerda, para disputar e ganhar o governo do estado e o nacional.

Saudações.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Cristiano,
Falei ao telefone com Geraldo, antes de fazer a postagem e fiz a interpretação ajustada sobre a preocupação dele, que é a de todos nós da esquerda.
Espero, sinceramente, que o núcleo do projeto de 2010 seja hegemonizado pela esquerda.
Saudações,
Ed Wilson

Anônimo disse...

COMENTÁRIO DE PAULO ROMAO:
Flávio é sem dúvida o melhor nome que despontou na política maranhense nos últimos tempos. Entretanto, esse retorno à política partidária se deu pela porta dos fundos. Ser 'parido politicamente pelas mãos de Zé Reinaldo' não é mérito pra ninguém. Ainda sim, avalio que Flávio retomou o caminho da esquerda ao se lançar na disputa à Prefeitura de São Luís, contra o que há de pior na política do Maranhão, além obviamente da corja sarneysta. Fiz campanha para nossa coligação Unidade Popular PT/PC do B, e certamente farei de novo se Flávio vir a ser candidato da esquerda, caso não se confirme essa hipótese de 'o mais novo socialista do pedaço' seja confirmado como estrategista. Não Admito sob qualquer aspecto ser guiado por táticas e estratégias pensadas por alguém que foi liberal a vida inteira e agora posa com bandeiras vermelhas.

Abraço,

Paulo Romão

Militante da JPT/Maranhão