Compartilhe

quinta-feira, 23 de julho de 2009

PATATIVA EM VÍDEO

“Ave Poesia” é o título da mostra em homenagem ao poeta Patativa do Assaré. O documentário está sendo exibido em circuito nacional, através de cineclubes.

No Maranhão o vídeo será apresentado amanhã (sexta), das 14h às 16h, no Cetecma (rua Portugal, 199, Praia Grande), com transmissão simultânea aos 10 pólos da Univima em vários municípios do estado.

Se estivesse vivo, Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré, teria 100 anos em 2009. ]

Para comemorar seu centenário, o Conselho Nacional de Cineclubes do Brasil (CNC), com o apoio e parceria do CBC (Congresso Brasileiro de Cinema), da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas) e da CBDC (Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural) estão promovendo em todos os estados da federação a mostra “Patativa do Assaré: Ave Poesia”.

No Maranhão a mostra é organizada pelo Cineclube Casarão Universitário, juntamente com o Cineclube Calu, do município de Alcântara, em parceria com a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Através da mostra, o público maranhense vai conhecer a vida e a obra de Assaré, autor de cordéis e músicas que foram imortalizadas por intérpretes como Fagner e o saudoso rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O filme é resultado de um longo trabalho do cineasta Rosemberg Cariry, que documentou partes da vida de Patativa. O documentário foi vencedor do 5º Festival de Belém do Cinema Brasileiro.

Após a exibição do filme haverá um debate. São convidados como debatedores a jornalista, pesquisadora de cinema e uma das coordenadoras do Cineclube Casarão Universitário, Luana Camargo, e o estudante de História da UFMA e produtor independente, Domingos Filho. O debate será mediado pelo também jornalista e cineasta Mivan Gedeon.

Nenhum comentário: