Compartilhe

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CINECLUBE CASARÃO APRESENTA “OS CEM PASSOS”

Por Eduardo Julio
O Cineclube Casarão do Saber apresenta dia 6 (segunda-feira), às 19h, o filme “Os Cem Passos”, de Marco Tullio Giordana, com sessão aberta ao público. O Casarão do Saber fica localizado na Rua 14 de julho, n° 176, no Centro Histórico. O auditório é climatizado e possui 34 lugares. A entrada é gratuita.

Premiado em Veneza, São Paulo, Bruxelas e com indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, "Os Cem Passos" é uma produção italiana, de 2000, que conta a história verídica do jovem rebelde e idealista Peppino Impastato. Durante os anos 60 e 70, na pequena cidade siciliana de Cinisi, ele ousou desafiar a tradição mafiosa do lugar, lutando e discursando contra os esquemas viciados de corrupção e poder.

Sem apelar para cenas de violência, o diretor Marco Tullio Giordana consegue traduzir o clima de tensão do ambiente siciliano, por meio do discurso dos personagens, mantendo uma dinâmica envolvente até o final do longa. A trilha sonora e o desempenho do ator Luigi Lo Cascio, no papel de Impastato, é outro destaque.

“Este não é um filme sobre a máfia. É, sobretudo, um filme sobre a energia, a vontade de construir, a imaginação e a felicidade de um grupo de rapazes que ousaram olhar para o céu e desafiar o mundo na ilusão de mudá-lo. É sobre um conflito familiar, sobre o amor e a desilusão”. Assim o diretor Marco Tullio Giordana definiu “Os Cem Passos”.

Nenhum comentário: