Compartilhe

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O MARANHÃO É TERRA ARRASADA

O governador em exercício, João Alberto (PMDB), concedeu entrevista hoje pela manhã a um programa de rádio. Quase metade da sua fala destinou-se a reclamar do governo anterior, comandado por Jackson Lago (PDT).

Segundo Alberto, o antecessor deixou o Estado endividado, inadimplente e defasado diante dos projetos que estão por vir. Falou, especialmente, da gestão temerária no Porto do Itaqui.

Pelo raciocínio do governador de plantão, tudo de ruim que há no Maranhão é culpa de Jackson Lago. Este, por sua vez, despejava nos “40 anos da oligarquia Sarney” a responsabilidade pelo atraso maranhense.

Atual e ex-governador discursam como se fossem dois extra-terrestres que acabaram de pousar no Campo de Perizes, estranhos à cena política local.

Ambos completaram-se no método oligárquico de governar, mas cada qual responsabiliza o rival pela tragédia maranhense.

Alberto foi deputado, senador, governador, vice e governador de novo. Só agora percebeu o caos no Governo do Maranhão?

Jackson Lago e seu grupo mandam na capital há 20 anos. Ele passou metade do mandato culpando o grupo Sarney pelo atraso tupiniquim, como se os jackistas não tivessem participado do sarneísmo em vários governos – de Luiz Rocha a José Reinaldo.

Em resumo, o Maranhão está cada vez pior, mas os expoentes dos consórcios Sarney e Lago estão muito prósperos e endinheirados.

E, para completar, o inverno acaba de destruir o que sobrou. O próximo governador, se vier de uma das facções oligárquicas, já tem até um culpado: São Pedro.

Nenhum comentário: