Compartilhe

quarta-feira, 27 de maio de 2009

LISTA FECHADA ESTIMULA O CACIQUISMO

Um dos temas da reforma política, o voto em lista fechada começa a provocar bons debates.

No sistema de lista, o eleitor vota em um “pacote” de candidatos indicados pelo partido.

Óbvio que esse tipo de método vai estimular a formação das listas de acordo com o interesse da cúpula controladora de cada sigla.

Portanto, a disputa das máquinas cartoriais partidárias vai acirrar. No PT, por exemplo, onde vigoram várias tendências, o caciquismo da maioria tende a formar a lista mais conveniente aos grupos que dominam os diretórios.

O Processo de Eleições Diretas (PED), em novembro, vai eleger as novas direções petistas em todo o Brasil. Se passar o voto em lista na reforma política, os vencedores do PED vão selecionar os nomes dos candidatos.

É um novo tipo de caciquismo, que pode ser chancelado na própria reforma política.

Um comentário:

Cristiano Capovilla disse...

Caro Ed.

Não acho que seja assim. O caciquismo já existe em alguns partidos independente da lista fechada e o que é pior, sem o fortalecimento das intituições partidárias. Caciquismo com partidos fracos essa é a realidade atual.
Vejo que a lista fechada vai enriquecer o debate e a vida interna dos partidos. Nem todo mundo que milita em partidos quer ser candidato, é preciso que as bases partidárias, através de convenções e congressos (que hoje na maioria são de fachadas)decidam quem será os candidatos.
Os filiados, na minha opinião, é que devem decidir quem vão ser os candidatos. E não como ocorre hoje, pela cúpula dos partidos!!!
Precisamos de partido fortes e naõ de lideranças autônomas.

Saudações.