Compartilhe

quinta-feira, 28 de maio de 2009

AUDIÊNCIA AVANÇA NA PREPARAÇÃO DA CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO


A Câmara dos Vereadores de Imperatriz realizou hoje uma audiência pública com o tema “Comunicação e democracia”. O evento teve o objetivo de levar ao conhecimento dos parlamentares a organização da I Conferência de Comunicação da Região Tocantina, que será realizada na segunda quinzena de agosto, em Imperatriz.

Participaram da mesa o presidente da Associação de Imprensa (Airt), Ozias Pânfilo; o presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjori), Josué Aquino; o escritor Adalberto Franklin; o secretário de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz, Élson Araújo; o produtor cultural Alexandre Almeida; e os jornalistas Domingos Cezar e Ed Wilson Araújo.

Estudantes do curso de Jornalismo da Ufma e líderes estudantis da Uema levaram cartazes e faixas para a galeria, alusivas à democratização da mídia. Os professores Gilbert Angerami e Joedson Marcos Silva, integrantes da comissão organizadora da conferência, também acompanharam os debates.

A audiência foi o primeiro evento público na fase de preparação da etapa tocantina, que precede as conferências estadual e nacional de Comunicação. Em todas estas fases serão elaboradas propostas de políticas públicas sobre sete temas: televisão, cinema, rádio, internet, mídia impressa, telecomunicações e mercado editorial.

Durante as exposições dos debatedores, foi consenso que uma comunicação democrática passa pela quebra do monopólio das grandes empresas controladoras de canais de rádio, televisão e internet.

Os expositores relataram também o papel das entidades associativas (Airt e Sindjori) na integração e formação dos profissionais de mídia na região tocantina.

O vereador e jornalista Edmilson Sanches (PSDB) destacou o esforço do sindicato e da associação para qualificar os profissionais provisionados, a maioria sem diploma de curso superior, mas veteranos na atividade jornalística. Sanches citou vários cursos de aperfeiçoamento, em parceria com o ex-Cefet e a Uema, oferecidos aos comunicadores da região.

A Prefeitura de Imperatriz, representada pelo secretário de Comunicação Élson Araújo, reiterou o apoio à organização do evento. O subsecretário e jornalista Josué Moura vai a Brasília neste final de semana, participar de um seminário nacional reunindo todas as comissões estaduais envolvidas na preparação das conferências em todo o país.

O presidente da sessão, vereador Rildo Amaral (PV), disse que a Câmara acolhe os pleitos da audiência e comprometeu-se a apoiar o evento. A I Conferência de Comunicação da Região Tocantina é organizada por uma comissão de estudantes, professores, profissionais de mídia e representantes de movimentos sociais. Todas as quartas-feiras ocorrem sessões de estudo e planejamento da conferência, às 17h, na Ufma.

“Queremos ampliar a comissão organizadora, integrando as igrejas, sindicatos, associações, juventude, mulheres, empresários e o poder público nos debates”, explicou Ed Wilson Araújo, solicitando aos vereadores que levem às suas bases eleitorais as mensagens da audiência pública.

Polêmica – Uma parte do debate foi direcionada ao conteúdo dos programas apresentados pelos vereadores Alberto Sousa (PP) e Raimundo Roma (PSL). Eles foram criticados pelo produtor cultural Alexandre Almeida, diretor da Casa das Artes. Segundo Almeida, os programas de Santos e Roma incitam a violência, ao abordarem pautas excessivamente focadas na temática policial.

Eleitos na esteira da popularidade dos seus programas, Santos e Roma defenderam-se, argumentando que levam ao conhecimento do público a realidade vivenciada pela população de Imperatriz e região, onde a violência compõe uma parte do cardápio midiático.

No calor dos debates, pairou uma suposta rivalidade entre os estudantes do curso de Jornalismo e os profissionais veteranos acerca da ocupação de espaços no mercado de trabalho.

Para o editor deste blogue, uma eventual rivalidade dificulta as relações entre os emergentes e aqueles já consolidados na atividade jornalística. “Temos de trabalhar em parceria, sem erguer muros entre a Universidade e os provisionados. Queremos diálogo entre o curso de Jornalismo, a Airt e o Sindjori para trocar experiências e crescer juntos”, ressaltou Ed Wilson Araújo.

Fotos: Antonio Pinheiro

2 comentários:

Rosana Barros disse...

Concordo que não pode haver atrito entre os estudantes de comunicação da UFMA, e os profissionais que estão atuando. O que deve haver é uma união em prol do melhoramento dos programas de Imperatriz. Unindo o conteúdo aprendido em sala de aula, com a experiência desses profissionais.

lilia diniz disse...

Fiquei muito feliz com a realizaçao da Audiência, fruto do trabalho belissimo que voce vem fazendo neste curso. Perdemos a possibilidade de conviver mais contigo e ganhamos um parceiro para nossas batalhas! Valeu companheiro.
Lilia Diniz